O alcance da Inteligência Artificial (IA) registra um novo nível com um mecanismo de aprendizado automático capaz de ler a mente. Devemos nos preocupar? Ainda não, preste atenção a este engenhoso e interessante sistema que fará você justamente pensar.
ANÚNCIO
Não há nada com que se preocupar. Não existe tecnologia capaz de invadir a privacidade de nossos pensamentos. Também não nos implantarão um microchip no cérebro para saber cada movimento que vamos realizar e nos dominar.
O que este sistema faz, de acordo com seus desenvolvedores, um grupo de cientistas de Cingapura, é analisar imagens geradas por ondas cerebrais de pessoas. Então, através dessas ilustrações, a tecnologia oferece uma visão da imaginação humana, noticiou a Infobae.
O meio citado explica que o termo científico para se referir a esse processo da IA é “Ressonância Magnética Funcional (fMRI, pela sua sigla em inglês)”. Tudo é feito em tempo real: a captura das imagens através das ondas cerebrais e a análise da Inteligência Artificial que emite seus resultados.
Para que você entenda melhor, usamos o exemplo de filmes: é como o que eles fazem em Divergente para descobrir em qual seção as pessoas vão quando elas completam a maioridade: eu não quero ser Abnegação.
Assim como o ChatGPT entende o idioma natural dos humanos, esta IA pode captar atividades cerebrais e, em seguida, traduzi-las para um idioma compreensível para a Stable Diffusion (uma IA que transforma texto em imagens), disse Jiaxin Qing, Zijiao Chen, um dos líderes da pesquisa.
A ideia deste tipo de projetos está longe de querer ler a mente de uma pessoa. Eles vão mais para o conhecimento do cérebro, conhecer os mistérios da neurociência.