Ciência e Tecnologia

Uma Inteligência Artificial que pode ler a mente: veja como funciona este mecanismo

Não se preocupe que eles não vão invadir seus pensamentos, nem instalar um microchip no seu cérebro

MusicLM es una Inteligencia Artificial de Google que podría ser capaz de leer ondas cerebrales para convertirlas en sonidos armónicos.
Imagem: York Perry - Composição: DALL-E| MusicLM é uma Inteligência Artificial do Google que pode ser capaz de ler ondas cerebrais para converte-las em sons harmônicos

O alcance da Inteligência Artificial (IA) registra um novo nível com um mecanismo de aprendizado automático capaz de ler a mente. Devemos nos preocupar? Ainda não, preste atenção a este engenhoso e interessante sistema que fará você justamente pensar.

ANÚNCIO

Não há nada com que se preocupar. Não existe tecnologia capaz de invadir a privacidade de nossos pensamentos. Também não nos implantarão um microchip no cérebro para saber cada movimento que vamos realizar e nos dominar.

O que este sistema faz, de acordo com seus desenvolvedores, um grupo de cientistas de Cingapura, é analisar imagens geradas por ondas cerebrais de pessoas. Então, através dessas ilustrações, a tecnologia oferece uma visão da imaginação humana, noticiou a Infobae.

O meio citado explica que o termo científico para se referir a esse processo da IA é “Ressonância Magnética Funcional (fMRI, pela sua sigla em inglês)”. Tudo é feito em tempo real: a captura das imagens através das ondas cerebrais e a análise da Inteligência Artificial que emite seus resultados.

Para que você entenda melhor, usamos o exemplo de filmes: é como o que eles fazem em Divergente para descobrir em qual seção as pessoas vão quando elas completam a maioridade: eu não quero ser Abnegação.

Assim como o ChatGPT entende o idioma natural dos humanos, esta IA pode captar atividades cerebrais e, em seguida, traduzi-las para um idioma compreensível para a Stable Diffusion (uma IA que transforma texto em imagens), disse Jiaxin Qing, Zijiao Chen, um dos líderes da pesquisa.

A ideia deste tipo de projetos está longe de querer ler a mente de uma pessoa. Eles vão mais para o conhecimento do cérebro, conhecer os mistérios da neurociência.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias