Ciência e Tecnologia

Inteligência Artificial é usada para clonar vozes em chamadas para golpes: veja como as identificar

Compartilhamos alguns princípios básicos para identificar quando uma ligação de fraude está usando algum sistema de Inteligência Artificial.

Desde julho de 2023, uma inquietante tendência começou a ser vista em muitos países da América Latina. Os criminosos começaram a usar sistemas de Inteligência Artificial para clonar as vozes de familiares e, assim, realizar extorsões ou fraudes e golpes.

De acordo com o Publimetro México, este novo tipo de chamadas representa uma evolução das chamadas de golpes anteriores. Onde o criminoso finge ser um familiar ou pessoa conhecida.

Nos casos mais extremos, é feita alguma referência a algum vínculo familiar próximo e é tentam convencer a vítima de que essa pessoa está sequestrada, recorrendo à intervenção de uma terceira pessoa que finge ser a filha, filho, mãe ou pessoa próxima.

Publicidad

Antes era muito fácil não cair na armadilha. Seja porque a pessoa estava lá ou simplesmente porque a voz da outra pessoa não combinava.

Mas com o surgimento dos sistemas de Inteligência Artificial Gerativa, as coisas se tornaram muito mais complicadas, pois essas plataformas agora podem imitar perfeitamente a voz de qualquer pessoa.

Dicas essenciais para identificar uma chamada de golpe que clona a voz de alguém usando a Inteligência Artificial

Por enquanto, a tecnologia não é suficientemente avançada para replicar a voz exata em tempo real absoluto. Isso significa que haverá um atraso ou delay entre cada diálogo, a menos que as respostas estejam gravadas previamente e, portanto, não possam sair do roteiro pré-estabelecido da chamada de extorsão.

Portanto, a maior recomendação é prestar atenção à presença de atrasos ou desvios. Ao mesmo tempo, recomenda-se alterar a ordem natural da conversa para quebrar o caminho planejado para a chamada. Paralelamente, estas são outras dicas básicas:

  • Se a voz soa robótica e há um claro efeito de eco, então é mais provável que esteja manipulada por uma Inteligência Artificial.
  • Se o tom e o ritmo da chamada forem estranhos, deve-se prestar atenção se as respostas soam mecânicas ou se não há variações naturais na articulação das palavras para o contexto suposto.
  • Obviamente, se recebermos uma chamada de algum número desconhecido ou que apareça como "Desconhecido", já devemos estar alertas.

Nunca se deve fornecer informações financeiras e a saída mais segura sempre será desligar e contatar um parente sem desespero, pois às vezes pode levar uma ou duas horas para confirmar que tudo está bem e tratava-se de um engano.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias