A chegada da Inteligência Artificial, de forma explosiva como aconteceu desde o final de 2022, surpreendeu tanto os próprios quanto os estranhos. As capacidades de um mecanismo de aprendizado automático colocam muitos trabalhadores em alerta, pois eles vêem a tecnologia como uma ameaça às suas atividades econômicas.
ANÚNCIO
Durante todo este tempo, que parece muito mas é apenas um pouco mais de nove meses, os especialistas insistem que a Inteligência Artificial veio para nos ajudar e não para nos substituir.
Explicam-se que os sistemas surgem para facilitar-nos a vida em muitas das atividades que realizamos no dia-a-dia. E, embora se torne a substituta de algumas atividades, gera muito mais em outras áreas.
É só ter disposição para aprender uma nova experiência, para que assim se abra uma nova janela de possibilidades.
LEIA TAMBÉM: ChatGPT revela quando será o fim do mundo: é baseado na teoria de um cientista argentino
O site da BBC informa que a inteligência artificial tem sido responsável pela criação de seis novas profissões que você pode facilmente aprender e se desenvolver nesse campo.
- Engenheiro de Prompts: é um profissional especializado no desenvolvimento e otimização de instruções ou prompts fornecidos aos modelos de linguagem de inteligência artificial. Seu objetivo é otimizar a interação entre os usuários e esses modelos, conseguindo que as respostas geradas pela Inteligência Artificial sejam mais precisas, coerentes e úteis.
- Investigador de IA: Aprenda a usá-las ao máximo para se tornar um solucionador de problemas quando eles aparecerem.
- Especialista em Processamento de Linguagem Natural: Devem ter um profundo conhecimento de Linguística, Ciência da Computação e Inteligência Artificial. Devem ser capazes de entender como o idioma humano funciona e como pode ser representado computacionalmente. Também devem ser capazes de desenvolver algoritmos que possam interpretar e gerar linguagem de forma precisa.
- Especialista em automação robótica de processos ou RPA (Robotic Process Automation): Estas soluções utilizam robôs de software (bots) para automatizar tarefas repetitivas e chatas que são atualmente realizadas por humanos.
- Auditor de Algoritmos: Este trabalho será um dos mais cruciais, pois é o responsável por garantir que as IA’s tenham algoritmos que sejam justos, éticos e transparentes. Os algoritmos são usados em uma ampla gama de aplicações, como seleção de pessoal, concessão de empréstimos e aplicação da lei.
- Especialista em ética e leis com conhecimento de Inteligência Artificial: nesse mesmo sentido surge um advogado especializado em segurança de computadores e Inteligência Artificial.