Ciência e Tecnologia

Eclipse solar anular de 14 de outubro será fundamental para um experimento-chave da NASA

Conheçamos tudo sobre a missão APEP

Eclipse solar anular
Eclipse solar anular Ano 2021

Neste sábado, 14 de outubro, ocorrerá um eclipse solar anular que poderá ser visto em boa parte da América. Para a NASA, significará uma oportunidade fundamental para realizar um experimento-chave. Conheçamos tudo sobre a missão APEP.

ANÚNCIO

Em Português, APEP significa Perturbações Atmosféricas em Torno do Trajeto do Eclipse. A NASA enviará três foguetes para diferentes regiões do céu durante o eclipse solar anular.

É necessário explicar: um eclipse solar anular ocorre quando a Lua não cobre completamente o Sol, deixando um “anel de fogo” ao redor da Lua. O Sol, a Lua e a Terra estão perfeitamente alinhados, mas o satélite natural está em seu ponto mais distante do nosso planeta.

Quando os foguetes alcançarem a ionosfera - a camada da atmosfera terrestre entre 80 e 500 quilômetros de altitude -, cada um desdobrará quatro instrumentos para medir mudanças elétricas, magnéticas, de densidade e temperatura da camada.

Mapa del eclipse solar anular del 14 de octubre de 2023
Mapa do eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023 NASA
Mapa del eclipse solar anular del 14 de octubre de 2023
Mapa do eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023 NASA
Mapa del eclipse solar anular del 14 de octubre de 2023
Mapa do eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023 NASA

De acordo com a Agência Espacial Americana, esses dados serão os primeiros medidos simultaneamente em múltiplas localizações na ionosfera durante um eclipse solar.

O eclipse solar anular de 14 de outubro poderá ser visto na América do Norte, Centro e Sul. Deixamos acima os mapas de como será visto por cada país, fornecidos pela NASA.

Como a missão APEP da NASA trabalhará no eclipse solar anular

A missão APEP também brinca com detalhes sobre a mitologia egípcia. Apep era o inimigo da deidade do Sol, Ra: Apep perseguia Ra e, de vez em quando, quase o consumia, o que provocava um eclipse.

ANÚNCIO

Os três foguetes da NASA serão lançados em sucessão: um 35 minutos antes do eclipse, outro durante e mais um 35 minutos depois. Eles voarão exatamente fora do caminho de anularidade, onde a Lua passa diretamente na frente do sol.

Aroh Barjatya y John Peterson
Aroh Barjatya e John Peterson Missão APEP

Aroh Barjatya, da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, em Daytona Beach, Flórida, lidera a missão APEP. "Os foguetes são a melhor maneira de observar a dimensão vertical nas escalas espaciais mais pequenas possíveis", disse em um comunicado da NASA.

"Eles podem lançar no momento certo e explorar as altitudes mais baixas, onde os satélites não podem voar", acrescentou.

Os foguetes lançados no Novo México, Estados Unidos, serão recuperados e depois lançados novamente em 8 de abril de 2024, quando um eclipse solar total cruzará os Estados Unidos desde o Texas até o Maine.

O próximo eclipse solar total sobre os Estados Unidos ocorrerá em 2044 e o próximo eclipse anular será em 2046.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias