Ciência e Tecnologia

A dura história do grupo das 6: as primeiras candidatas a serem astronautas da NASA

Pioneiras no espaço

Las 6 primeras astronautas de la NASA.
As 6 primeiras astronautas da NASA Rhea Seddon, Sally Ride, Kathryn Sullivan, Shannon Lucid, Anna Lee Fisher e Judith Resnik

“A NASA enviou três mulheres para o espaço. Duas são Arabella e Anita, ambas aranhas. A outra é a Srta. Baker... uma macaca”. Ruth Bates Harris escreveu este relatório para a agência no início dos anos 70, demonstrando a falta de diversidade na seleção de astronautas.

Até o fim da década, e com a abertura da agência no assunto, mais de 1.500 mulheres solicitaram juntar-se aos programas espaciais. Somente 6 permaneceram.

Elas foram a astrofísica Sally Ride, a engenheira elétrica Judy Resnik, a geóloga e oceanógrafa Kathy Sullivan, a bioquímica Shannon Lucid e as doutoras Anna Fisher e Rhea Seddon.

Las 6 primeras astronautas de la NASA.
As 6 primeiras astronautas da NASA Rhea Seddon, Anna L Fisher, Judith Resnik, Shannon Lucid, Sally Ride e Kathryn Sullivan

Em 1983, Sally Ride tornou-se a primeira mulher americana a viajar para o espaço, 20 anos depois de Valentina Tereshkova e um ano depois de Svetlana Savitskaja, ambas da União Soviética.


Mas a chegada do grupo de seis à reta final da viagem ao espaço não foi nada fácil. Isso foi contado por Loren Grush em seu livro The Six: The Untold Stories of America’s First Women Astronauts (As Seis: As Histórias Não Contadas das Primeiras Mulheres Astronautas dos Estados Unidos).

Loren Grush falou com a CNN a respeito do lançamento de seu livro, neste ano: "Tínhamos o movimento de direitos civis. Tínhamos o movimento feminista. Era algo que a NASA já não podia ignorar".

Perguntas desconfortáveis e zombarias

A sociedade norte-americana, embora tenha reconhecido a conquista como necessária, não deixou de lado as expressões sexistas. Um exemplo que Grush apresenta em seu livro diz respeito às perguntas feitas a Sally Ride depois de ela ser selecionada como a primeira astronauta.

“Durante seus exercícios de treinamento como membro deste grupo, quando havia um problema, um pequeno problema ou qualquer coisa, como você reagia? Como você o encarava como ser humano? Você chorava? O que você fazia?”, disse um.

Johnny Carson, o popular apresentador de televisão, fez piadas sexistas após um lançamento adiado, como: "Ride acabou de cancelar seu voo na nave espacial porque não queria que a vissem com o mesmo traje por seis dias".

Outra: o atraso ocorreu devido à incapacidade da Ride de "encontrar uma bolsa para combinar com os sapatos espaciais".

Sally Ride (Interim Archives/Getty Images)

Quando as seis candidatas foram apresentadas, seus nomes foram lidos um a um, com o estado civil, enfatizando que elas eram solteiras. Os redatores incluíam nas suas descrições idades, alturas e pesos, se referindo a elas como "meninas" ou "damas no espaço".

Tom Brokaw, da NBC, perguntou a Judy Resnik: "Você acha que chegará o momento em que haverá romance no espaço exterior?

Tudo isso, inimaginável hoje em dia, quando a NASA trabalha na Missão Artemis para levar a primeira mulher à Lua. A selecionada foi Christina Koch.

O que aconteceu com cada uma das 6 primeiras mulheres astronautas da NASA?

Sally Ride faria parte de duas missões espaciais, a STS-7 e a STS-41-G: faleceu em 2012. Ela foi a primeira referência LGTBI na história da NASA.

Judy Resnik participou em duas missões, a STS 41-D e a STS 51-L, morrendo nesta última, o desastre do Challenger em 1986.

Kathy Sullivan, que participou em três missões, tornou-se a primeira mulher a caminhar no espaço, além de chegar ao ponto mais profundo do oceano, na Fossa das Marianas.

Las primeras astronautas de la NASA.
As primeiras astronautas da NASA Sally Ride, Judith Resnik, Anna Lee Fisher, Kathryn Sullivan e Rhea Seddon.

Shannon Lucid (curiosamente nascida na China, durante uma missão de seus pais, batistas) voou cinco vezes para o espaço, sendo a única mulher americana na Estação Espacial Russa Mir.

Anna Fisher foi a primeira mãe a alcançar o espaço: ela conseguiu em 1984, quando já tinha sua filha Kristin Anne (1983). Ela participou de três programas principais: o Transbordador Espacial, a Estação Espacial Internacional e o Projeto Órion.

Rhea Seddon foi em três voos espaciais, sendo comandante de carga da STS-58.

Últimas Notícias