Viajar ao espaço é o sonho de muitos e a conquista de poucos. O número de pessoas que conseguem sair para a órbita da Terra é muito reduzido em comparação com a população do nosso planeta. Pode ser que estar lá, com uma visão inédita seja uma experiência linda, mas se manter lá em cima não é uma tarefa fácil para aqueles que alcançam as estrelas.
Um astronauta precisa ser experiente em uma área de especialidade muito específica que a NASA esteja desenvolvendo. É por isso que nem todos, mesmo aqueles que reúnam as condições, conseguem isso. É necessário reunir uma série de fatos para que uma pessoa consiga viajar para a Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês).
Uma vez que eles chegarem, o tempo que eles estão é difícil, já que os astronautas estão sujeitos a condições às quais o corpo humano não está acostumado. Portanto, vamos falar um pouco sobre as funções de um astronauta que viaja para a Estação Espacial Internacional.
O site Astronomy faz uma lista das principais funções que um astronauta deve realizar no espaço.
- Pesquisa científica: É quase o principal. Os astronautas que vão para o espaço vão com a missão de desenvolver algum experimento que seja produtivo para a Terra ou para futuras missões na mesma Estação Espacial Internacional, Lua ou Marte. Estarem sujeitos à microgravidade é parte do seu trabalho; eles oferecem seus corpos para esse tipo de pesquisa.
- Passeios espaciais: Oficialmente denominados Atividade Extravehicular (EVA), os astronautas precisam realizar passeios fora da nave, é concretamente um dos trabalhos mais perigosos que fazem.
- Manutenção e reparos : A estação espacial e todos os seus componentes precisam de manutenção e reparo de suas partes. As comunicações devem ser mantidas otimizadas e também são realizadas testes para novas tecnologias para instalar na nave espacial.
- Pilotar naves espaciais: Todos os astronautas devem ter um mínimo de conhecimentos em aviação para poderem estar presentes numa missão de viagens ao espaço.
Também não devemos esquecer que os astronautas devem ter a capacidade de realizar tarefas domésticas dentro da Estação Espacial Internacional.