A NASA afirma que os anéis de Saturno se tornarão invisíveis da Terra em apenas 18 meses.
ANÚNCIO
Especialistas da agência espacial dos EUA confirmaram que até 2025, a icônica estrutura poderá não ser mais visível. Os vastos anéis, com uma largura de 175.000 milhas, desaparecerão devido a um evento de “equinócio”, como detalhado pelo site Daily Star.
Apesar de sua grande extensão, os anéis têm apenas 800 metros de espessura, o que significa que quando o planeta se “inclinara” em alinhamento com a Terra, os observadores de estrelas só conseguirão ver uma linha tênue. Isso implicaria que os anéis pareceriam ter desaparecido de nossa perspectiva.
Embora os anéis não desapareçam permanentemente, eles não serão visíveis da Terra novamente até a próxima fase do ciclo de órbita de 29 anos do planeta.
Esses sete anéis distintos são compostos de gelo, detritos rochosos e poeira, o que significa que podem eventualmente desaparecer completamente devido à erosão. No entanto, os cientistas não acreditam que isso ocorrerá nos próximos 300 milhões de anos.
Os anéis só podem ser vistos durante alguns anos a cada vez antes de desaparecerem de nossa perspectiva. Isso se deve à inclinação de sua órbita, à medida que Saturno oscila ligeiramente em direção e longe do Sol durante sua órbita.
Assim, aproximadamente a cada 13,7 a 15,7 anos, vemos os anéis perfeitamente de lado, dando a ilusão de que se tornaram invisíveis, apesar de estarem a uma distância de 746 milhões de milhas (1,2 bilhões de km). No momento, os anéis de Saturno estão inclinados em direção à Terra a um ângulo de 9 graus, mas até 2024 esse ângulo terá diminuído para apenas 3,7 graus.
ANÚNCIO
Ainda de acordo com as informações, esse fenômeno não ocorre desde setembro de 2009 e, antes disso, a última vez foi em fevereiro de 1996. A próxima ocorrência está prevista para outubro de 2038.
Com informações do site Daily Star