Há alguns dias, os astronautas Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara da NASA saíram para uma caminhada espacial para realizar tarefas de manutenção na Estação Espacial Internacional (ISS).
ANÚNCIO
A missão foi concluída com sucesso, exceto por um detalhe óbvio: perderam uma mala de ferramentas no espaço.
O que acontecerá com a bagagem perdida?
A caminhada espacial, parte da atual Expedição 70 no laboratório orbital, começou às 8:05 horas do leste dos EUA e envolveu seis horas e 42 minutos de trabalho.
Mais tarde, a perda inadvertida da mala de ferramentas foi relatada pela NASA, que confirmou que as câmeras externas da estação permitiram que os controladores de voo detectassem.
Embora as ferramentas não fossem essenciais para o resto da caminhada, os controladores de voo confirmaram que o risco de contato com a estação era baixo e que a tripulação estava segura.
Se espera que a bolsa de ferramentas orbite ao redor da Terra durante alguns meses, descendo gradualmente a uma altitude de 70 milhas ou 113 quilômetros.
Outras caminhadas espaciais
Na primeira caminhada espacial para ambos astronautas, Moghbeli e O’Hara conseguiram com sucesso substituir uma base de suporte rotativa de um painel solar da ISS, preparando a área para a futura instalação de um painel solar desdobrável.
ANÚNCIO
Embora não tenham completado todas as tarefas programadas, abordaram questões-chave para futuras caminhadas.
De acordo com a NASA, já está planejado realizar outra caminhada espacial em dezembro, com a participação de O'Hara e do dinamarquês Andreas Mogensen da Agência Espacial Europeia.
O objetivo será coletar amostras para analisar a possível existência de microorganismos no exterior da estação orbital. Na próxima vez, claro, com as medidas necessárias para não perder nenhum objeto.