Shear, cofundador da plataforma de streaming Twitch, assumiu a liderança da empresa de inteligência artificial OpenAI num momento de mudança e desafios.
ANÚNCIO
A transição, como sabemos, foi marcada por controvérsia; com Sam Altman destituído abruptamente em 17 de novembro e Mira Murati assumindo o papel de CEO interina por apenas três dias.
Assim, em 20 de novembro, Shear foi apresentado como o novo líder interino da OpenAI e imediatamente declarou sua felicidade com o novo desafio.
Quem é Emmett Shear?
Ele é um Licenciado em Ciências da Computação pela Universidade de Yale.
O breve CEO da OpenAI, além de ser cofundador e ex-CEO do Twitch, desempenhou papéis na empresa de capital de risco Y Combinator, onde conheceu Altman.
Publicamente, esse personagem não hesitou em expressar sua opinião sobre os avanços da inteligência artificial, manifestando sua preocupação com a velocidade de seus avanços e os riscos associados à IA avançada e autônoma.
De acordo com o ex-Twitch, existiria até 50% de chances de que a IA se desenvolva tão rapidamente que se tornaria impossível de controlar.
ANÚNCIO
Talvez seja por isso que ele foi contratado na OpenAI, considerando que uma das possíveis razões para a saída de Altman foi, justamente, a sua falta de consciência a respeito.
Shear anunciou que irá lançar uma nova linha de produtos
“Hoje recebi uma ligação me convidando para considerar uma oportunidade única na vida: tornar-me o CEO interino da OpenAI. Depois de consultar minha família e refletir por algumas horas, aceitei. Recentemente, eu havia renunciado ao meu cargo como CEO do Twitch devido ao nascimento do meu filho, que agora tem 9 meses”, disse Shear em um longo tweet.
Na carta, o CEO interino abordou os eventos recentes e expressou sua intenção de acabar com as preocupações e restaurar a estabilidade na OpenAI.
De acordo com o seu tuíte, planejava realizar investigações internas, conversar com os funcionários do OpenAI para saber suas preocupações e realizar reformas na gestão e liderança nos próximos 30 dias.
O retorno de Altman
Mas como nem tudo o que brilha é ouro, quase três dias após assumir, Shear começou com as polêmicas.
De acordo com o Bloomberg, o profissional ameaçou renunciar ao seu cargo se os diretores da OpenAI não revelassem a verdadeira razão da demissão do seu antigo CEO.
E então, claramente ninguém se importou com suas ameaças. Depois de cerca de 72 horas intensas, Emmet Shear não é mais o CEO interino da OpenAI.
Assim, o lendário Sam Altman retornou ao cargo que o levou ao sucesso, após uma turbulenta semana de idas e vindas.