Ciência e Tecnologia

Os 5 segredos que Steve Jobs tinha para uma mente aberta e inovadora

Nunca é demais ter em consideração os pensamentos do inovador

Steve Jobs
Stanford Steve Jobs

Steve Jobs deixou um legado de criatividade e inovação que continua sendo uma fonte de inspiração para muitas pessoas. O gênio por trás da Apple era capaz de ver além do óbvio, com uma abordagem criativa não baseada apenas em ter uma visão única, mas na habilidade de unir diferentes partes para construir novas ligações.

ANÚNCIO

  1. Saiba como encontrar inspiração;
  2. Seja curioso;
  3. Não tenha medo de cometer erros;
  4. Pense fora da caixa;
  5. Seja persistente.

Desenvolver o pensamento crítico

O primeiro segredo fundamental de Jobs dizia respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico: Questionar o estabelecido, examinar, argumentar e aplicar a lógica eram para ele elementos essenciais.

Esta mentalidade crítica permite afastar-se dos caminhos convencionais e tomar decisões fundamentadas em evidências.

Promover uma cultura de inovação e adaptabilidade

Jobs reconhecia o valor das novas gerações, especialmente os centennials e millennials, como agentes de mudança. Para ele era fundamental possuir a capacidade de se adaptar e também uma mentalidade aberta, para assim estar em constante mudança.

Com isso, ele buscava promover uma mentalidade que visse o disruptivo como uma porta para o desenvolvimento e a inovação.

Abraçar a diversidade em todas as suas dimensões

A diversidade ocupava o terceiro lugar na filosofia de Steve Jobs. Não se tratava apenas de unir ideias, mas de combinar a diversidade em todas as dimensões da vida.

Integrar diferentes perspectivas, experiências e conhecimentos era essencial para o seu processo criativo e a geração de novas ideias.

ANÚNCIO

A fé de que as experiências se conectarão

A seguinte ideia e mais conhecida de Jobs consistia em “unir os pontos”. Um exemplo claro foi dado em seu famoso discurso na Stanford, onde ele compartilhou como um curso aparentemente não relacionado de caligrafia se tornou a inspiração para as fontes dos Macs.

Esta anedota destaca a importância de ter fé de que, ao olhar para trás, as experiências aparentemente desconectadas se integrarão para dar sentido ao futuro. Sempre é preciso estar atento a essas sinais, diria Jobs.

Aceitar os erros como parte do processo criativo

Por fim, para Jobs era essencial abraçar os erros como parte integrante do processo criativo e de aprendizagem. Em vez de punir os tropeços, valorizava-os como oportunidades para melhorar e avançar.

Esses princípios não só guiaram suas inovações, mas também são valiosas lições para aqueles que procuram ampliar seus horizontes criativos.

Embora não seja necessário segui-los a risca, nunca é demais lembrar de desenvolver o pensamento crítico, fomentar uma cultura adaptável, abraçar a diversidade, unir os pontos e aceitar os erros como princípios fundamentais na hora de criar.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias