A NASA está celebrando 25 anos de existência da Estação Espacial Internacional (ISS) e, no âmbito das comemorações deste período de atividades, lançou uma aplicação curiosa de Realidade Aumentada que ajuda a localizar em que parte do seu bairro se encontra este enorme módulo, mas não visível a olho nu.
ANÚNCIO
Spot the Station é baseado no popular site com o mesmo nome. Neste caso, ele usa a tecnologia e as funções habilitadas em qualquer smartphone para proporcionar uma experiência mais robusta e imersiva.
Há poucos dias tivemos a oportunidade de viver de perto o ritual do Dia de Ação de Graças como foi vivido no interior da ISS, tudo graças a uma série de material liberado pela própria NASA e os astronautas que compõem a tripulação atual do local.
Graças a isso, pudemos ter uma ideia de como seria a prática desse tipo de costume cultural fora do nosso planeta, em um ambiente com condições gravitacionais atípicas.
Agora, a Agência Espacial nos dá a oportunidade de viver a "outra face da moeda" com o uso do nosso smartphone, para observar a Estação Espacial Internacional de fora, caminhando por nossa vizinhança.
App de Realidade Aumentada
Era 6 de dezembro de 1998 quando foi alcançada a união dos módulos Zarya e Unity no Espaço, o que representou, tecnicamente, o início das operações da Estação Espacial Internacional (ISS).
Sabemos que, há 25 anos de sua existência, este local já está com os dias contados, faltando muito para que seja desativado. No entanto, há projetos em andamento sobre seu protocolo de desativação, embora ainda falte muito para seu dia final.
ANÚNCIO
Então, enquanto estiver lá em cima, continuará a operar como um enorme complexo, laboratório internacional para a exploração além da órbita baixa da Terra e mais.
O app Spot the Station foi lançada pela NASA no início deste mês, no entanto, foi somente algumas semanas depois que ela adquiriu certa notoriedade na web e em algumas redes sociais.
Na sua interface, você pode encontrar relatórios sobre a ISS e diferentes novidades da Agência Espacial, bem como dados que fortalecem este canal de informação.
Mas talvez o mais chamativo é sua interface de Realidade Aumentada (AR), que permite usar o GPS e a câmera do smartphone para visualizar em que ponto próximo do céu estaria a ISS sem ser visível a olho nu.
A aplicação pode ser baixada gratuitamente para iOS e Android.