Ciência e Tecnologia

Este é o fim das redes sociais? As pessoas já não publicam sobre sua vida privada

Até metade dos usuários atuais poderia diminuir drasticamente sua atividade em redes sociais em dois anos

ARQUIVO - Esta combinação de imagens mostra os logotipos de X, anteriormente conhecida como Twitter (canto superior esquerdo), Snapchat (canto superior direito), Facebook (canto inferior esquerdo) e TikTok (canto inferior direito). (AP Foto) AP (AP)

As redes sociais têm experimentado uma mudança em sua dinâmica, pois os usuários habituais mostram uma tendência a serem mais seletivos com o que compartilham.

Esta mudança ocorre devido a crescentes preocupações sobre a privacidade online e o ambiente negativo que algumas plataformas têm cultivado. Isso é refletido em pesquisas que indicam que 61% dos adultos americanos com perfis em redes sociais adotaram uma postura mais cuidadosa com suas postagens.

Esta atitude mais cautelosa tem suas bases na sensação de falta de controle sobre o conteúdo visualizado, assim como em um desencanto generalizado em relação à experiência proporcionada pelas redes sociais atualmente.

A projeção da Gartner que prevê que metade dos usuários reduzirá seu uso de redes sociais nos próximos anos é baseada na percepção generalizada de uma diminuição na qualidade dessas plataformas.


Problemas como a desinformação, o ambiente tóxico e a proliferação de contas falsas são citados como fatores contribuintes.

Em resposta a essas preocupações, empresas como o Meta começaram a se concentrar em fornecer experiências mais privadas e seguras para os usuários.

Isso inclui a criação de funções que permitem compartilhar conteúdo exclusivamente com grupos selecionados, bem como a revisão de seus algoritmos para melhorar as recomendações e reduzir a exposição a conteúdo prejudicial.

       

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