Recentemente, um artigo foi publicado na revista Nature no qual cientistas de diferentes centros de pesquisa dos Estados Unidos relataram a observação de um exoplaneta semelhante a Júpiter que foi engolido por sua estrela em um sistema planetário, um destino que a Terra poderia sofrer.
ANÚNCIO
De acordo com a Nat Geo, este evento faz parte do crescimento natural ao qual as estrelas estão destinadas em seu ciclo de vida, por isso os especialistas acreditam que nosso planeta poderia enfrentar o dia do juízo final sendo absorvido pelo Sol.
Os cientistas envolvidos no estudo, incluindo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Universidade de Harvard e do Canaltech, entre outros, afirmam que a Terra, Mercúrio e Vênus podem enfrentar um destino semelhante devido à sua proximidade com o Sol.
Quando seria o dia do juízo final?
De acordo com seus cálculos, isso ocorrerá em aproximadamente 5 bilhões de anos, muito mais tempo do que se estima que o planeta existiu até agora.
A expansão das estrelas ocorre quando esgotam o hidrogênio em seus núcleos. Uma vez que este combustível é consumido, as estrelas começam a crescer e se tornam o que é conhecido como "gigantes vermelhas".
![Ilustración](https://www.metroworldnews.com.br/resizer/v2/OZUFYJGZEFHNRNCTXGP2R72IW4.jpg?auth=183f074c1316a9796395c05baec1fc3fb407c18464427a1b9538af88e9167f3e&width=800&height=448)
"Esse tipo de fenômeno tem sido previsto há décadas, mas até agora nunca observamos realmente como esse processo se desenvolve", disse Kishalay De, autor principal do estudo.
A importância deste estudo reside no fato de que é a primeira vez que este fenômeno é observado diretamente, que havia sido previsto há décadas, mas nunca antes havia sido testemunhado. Os cientistas utilizaram observatórios terrestres e o telescópio espacial NEOWISE para obter as imagens que sustentam suas conclusões.
É importante ter em mente que o evento de o Sol “devorar” a Terra está muito distante no futuro e não representa uma preocupação imediata para a nossa existência. No entanto, esse tipo de pesquisa nos ajuda a entender melhor os processos astronômicos e a evolução das estrelas.