Ciência e Tecnologia

Este é a registro que mostra buraco negro mais antigo do Universo descoberto por equipe de astrônomos

Nova descoberta desafia os modelos conhecidos.

buraco negro mais antigo
Crédito (Reprodução)

Uma equipa internacional liderada pela Universidade de Cambridge utilizou o Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA/ESA/CSA para identificar um buraco negro massivo datado de 400 milhões de anos após o big bang.

ANÚNCIO

A grande descoberta foi publicado em um artigo nesta quarta-feira (17) na revista Nature descrevendo os resultados da pesquisa.

De acordo com as informações, este achado desafia as ideias convencionais sobre a formação de buracos negros, sugerindo que podem “nascer grandes” ou consumir matéria a uma taxa cinco vezes superior ao previamente imaginado.

O buraco negro está localizado na galáxia GN-z11, cem vezes menor que a Via Láctea. O JWST, com sua sensibilidade no infravermelho, permitiu este avanço, revelando a intensidade com que o buraco negro consome matéria.

O professor Roberto Maiolino, um dos autores, afirma que este é um “salto gigante em frente” na pesquisa astronômica e que a sensibilidade do JWST pode levar à descoberta de buracos negros ainda mais antigos nos próximos meses e anos.

Andinda de acordo com as informações, o estudo foi apoiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa, Royal Society e Conselho de Instalações Científicas e Tecnológicas do Reino Unido.

Com informações da revista Nature

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias