O mundo avança e certos setores estão ficando para trás devido à falta de conectividade. Esse é o caso das áreas rurais e campestres, muitas das quais a tecnologia ainda não conseguiu alcançar.
Mas isso está prestes a terminar, pois uma nova colaboração entre SpaceX e John Deere busca ser um avanço significativo para essas pessoas.
Esta aliança estratégica promete melhorar a eficiência no setor agrícola, especialmente em áreas rurais onde a conectividade à internet é limitada.
Como? Com o serviço de internet via satélite Starlink da SpaceX sendo integrado às máquinas agrícolas da John Deere.
John Deere e Starlink
Starlink, o negócio de Musk conhecido por sua capacidade de fornecer internet de alta velocidade em locais remotos, será uma grande mudança para os agricultores.
Isso permitirá conectar seus tratores e outros equipamentos agrícolas à rede, facilitando a coleta de dados em tempo real sobre culturas e solos.
Esta mudança busca impulsionar a agricultura de precisão e também otimizar a gestão do terreno, contribuindo para decisões mais informadas e eficientes na agricultura.
Quais serão as abrangências dessa aliança?
Com cerca de 5.300 satélites atualmente em órbita e planos de expandir para 42.000, a Starlink, sob a direção de Elon Musk, continua buscando novos clientes ao redor do mundo.
Nesse sentido, sua integração nos tratores da John Deere será particularmente relevante nos Estados Unidos e no Brasil, onde uma parte significativa das áreas rurais sofre com uma conexão de internet insuficiente.
Na verdade, nos Estados Unidos, aproximadamente 30% dessas áreas têm acesso limitado à internet, mas no Brasil esse número chega a mais de 70%.
Assim, esse acordo beneficiará centenas de agricultores. Embora os preços das antenas e dos serviços de software para a conectividade Starlink ainda não tenham sido determinados, essa colaboração marcará uma nova era para a empresa de Musk.