Ciência e Tecnologia

A insígnia azul gratuita está de volta para o X para usuários com mais de dois mil seguidores

Elon Musk, proprietário da rede social, anunciou que as contas receberão as funcionalidades premium sem custo

Os usuários do X, antes do Twitter, têm criticado a implementação automática do “selo azul gratuito” em contas que tenham mais de “dois mil e 500 seguidores verificados”, por isso alguns deles optaram por esclarecer que “não pagaram pela assinatura” que a inclui, mas sim que sua aparição se deve a uma medida imposta pela rede social.

Inicialmente, quando ainda era o Twitter, essa verificação permitia saber que uma determinada conta era de interesse público porque pertencia, por exemplo, a jornalistas, políticos ou celebridades. Para receber esse selo, os usuários precisavam demonstrar que se tratava de um perfil autêntico, relevante e ativo.

A empresa implementou uma mudança em sua política de verificação de contas com a chegada de seu novo proprietário, Elon Musk, no final de 2022. Foi então que o antigo sistema de concessão de distintivos foi reformulado, quando Twitter Blue foi lançado.

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Recursos Premium de forma gratuita

Esta modalidade, agora conhecida como X Blue, incluía a mencionada insígnia - que muda de cor de acordo com o tipo de perfil -, bem como outras funções 'premium'. Isso significa que, para ter este ícone, basta estar inscrito na plataforma, de modo que contas que não sejam de interesse geral também possam exibi-lo.

No entanto, o proprietário de X anunciou na semana passada que todas as contas na plataforma com mais de dois mil e quinhentos seguidores verificados receberiam os recursos Premium gratuitamente, incluindo o distintivo azul.

Esta medida começou a ser implementada entre os usuários que atendem a este requisito, que receberam uma notificação indicando que "X se reserva o direito de cancelar a assinatura gratuita a seu exclusivo critério", como revelou um dos novos usuários com distintivo, Peter Kafka.

Usuários se recusam a pagar para usar a rede social

A distribuição dessas associações gratuitas tem gerado reclamações por parte de alguns deles, que insistem que se trata de uma insígnia imposta. O descontentamento é tanto que a correspondente sênior do Business Insider, Katie Notopoulos, considera que "é uma punição por publicar demais".

Outros usuários, como a jornalista conhecida nas redes sociais como Empty Wheel,, destacaram que foram "forçados" a exibir a verificação em seus perfis, enquanto a redatora sênior da Wired, Lauren Goode, escreveu em seu perfil: "Meu selo azul voltou e só quero deixar claro que não pagarei a Elon Musk por isso".

É importante lembrar neste ponto que o X Blue já permite ocultar o distintivo azul que é concedido com o pagamento de sua assinatura mensal ou anual, tanto no perfil quanto nas publicações. No entanto, a plataforma adverte que é possível que algumas funcionalidades não estejam disponíveis enquanto o símbolo de verificação não for exibido.

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