Ciência e Tecnologia

Alerta de privacidade: como saber se sua webcam está sendo hackeada

Poderia acontecer a qualquer um

Foto genérica / Unsplash
Câmera web Unsplash

Atualmente, as webcams ou câmeras web se tornaram indispensáveis. Durante a pandemia de Covid-19, nos acostumamos a ter encontros virtuais, trabalhar remotamente e também assistir a aulas por meio de uma plataforma, internet, câmera e microfone. E como não, esse hábito veio para ficar, sendo milhões de pessoas e profissionais que utilizam diariamente esses dispositivos conectados aos seus computadores. O problema? Às vezes esquecemos de tomar as medidas de cibersegurança necessárias para nos proteger.

ANÚNCIO

Os hackers e cibercriminosos abundam na web, e espiar nossas câmeras é algo muito mais real do que poderíamos pensar. Através de técnicas avançadas como o phishing e os malwares, esses criminosos aproveitam qualquer vulnerabilidade para roubar nossas informações.

Foto genérica / Unsplash
Câmera web Espionagem

Como saber se a minha câmera está sendo hackeada?

Assim como sempre repetimos, o fundamental ao nos tornarmos usuários constantes da internet é sermos sujeitos educados. Por isso, hoje compartilhamos algumas indicações que podem alertar que uma câmera está sendo interceptada por pessoas desconhecidas.

Isso pode acontecer em dispositivos com sistemas operacionais Windows ou Mac, e um dos primeiros sinais que podem nos alertar é a câmera já estar em uso quando tentamos ativá-la, sem ter outras aplicações ou páginas abertas que a estejam usando. Isso claramente poderia indicar que há um hacker controlando-a.

Por outro lado, se perceber que a luz da sua webcam acende sem motivo aparente, também é provável que alguém esteja acessando sem sua permissão. Outro indicador preocupante pode ser encontrar arquivos em seu computador que não se lembra de ter criado, como fotos ou vídeos, então você sempre deve estar atento a qualquer atividade incomum no Gerenciador de Tarefas.

Em paralelo, é recomendável verificar quais aplicativos têm permissão para usar sua webcam. Se você descobrir aplicativos que não reconhece ou não se lembra de ter autorizado, é possível que sua segurança esteja em risco. Da mesma forma, se o seu computador começar a se comportar de maneira estranha, como ficar mais lento, sofrer fechamentos inesperados ou instalar programas sem sua permissão, pode estar infectado com algum software malicioso capaz de acessar sua webcam.

Finalmente, é importante destacar que se ocorrerem mudanças inexplicáveis na configuração da sua câmera, como ajustes na qualidade do vídeo ou na localização de armazenamento dos arquivos, pode ser outro sinal de que algo não está certo e que é hora de agir.

ANÚNCIO

O que fazer se você encontrar algum desses sintomas?

Em primeiro lugar, para se proteger de hackers, sempre considere desativar a webcam quando não estiver em uso, além de ser proativo em saber quais aplicativos têm permissão para acessá-la. Dessa forma, não haverá espaço para suspeitas infundadas ou equivocadas.

Em paralelo, é sempre recomendável manter o software de segurança ou antivírus do computador atualizado, com o objetivo de realizar análises periódicas e eliminar qualquer programa ou aplicação que possa levantar suspeitas.

Mas se a suspeita já é definitiva, você não deve perder nem mais um segundo. Comece alterando suas senhas e realizando uma varredura completa do seu sistema com ferramentas de segurança confiáveis. Você também pode cobrir fisicamente sua webcam ou desconectá-la quando não estiver em uso para adicionar uma camada adicional de segurança e prevenir qualquer acesso visual não autorizado.

Hackeo.
Hacker Espionagem pela Webcam

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias