Ciência e Tecnologia

Economia circular e tecnologia: educação e IA seriam a chave

Assim contribui para salvar nosso planeta.

A economia circular é crucial para a sustentabilidade ambiental e econômica no mundo moderno. Esse enfoque promove a reutilização, reparo e reciclagem de produtos e materiais, minimizando os resíduos e o consumo de recursos naturais. Ao contrário do modelo linear tradicional de ‘extrair, produzir, descartar’, a economia circular busca criar um ciclo contínuo de uso de materiais, o que reduz a pressão sobre o meio ambiente e incentiva a inovação.

A tecnologia desempenhou um papel fundamental nisso, especialmente com a Inteligência Artificial (IA) que tem permitido otimizar processos, a fim de otimizar recursos e minimizar os impactos ambientais. No entanto, a falha ainda é humana: a falta de educação tanto em IA quanto na própria Economia Circular e seus conceitos.

Publicidad

Como se preparar nessas disciplinas?

O Centro Tecnológico de Economia Circular, CircularTec, oferecerá gratuitamente o curso ‘Introdução à Economia Circular’, que começará em 9 de julho e tem como objetivo capacitar os participantes a reconhecer e relacionar os desafios e oportunidades oferecidos pelo modelo circular, para que possam implementá-los em suas próprias organizações e instituições.

Albina Álvarez, chefe de Formação e Projetos Públicos da CircularTec, afirmou que "o Centro Tecnológico, em seu trabalho de divulgar e aproximar a economia circular de todos os públicos, fez esta bem-sucedida convocatória gratuita, pensando que há pelo menos um participante de cada país da América Latina inscrito para fazer o curso. Inclusive, há inscrições de Guatemala, Cuba, Índia e Andorra".

Em relação à inteligência artificial e seu papel na economia circular, a UPV (Universidade do País Basco) oferece o curso online "Sustentabilidade na era da Inteligência Artificial". "A pergunta que nos fazemos é: a IA pode contribuir para um futuro mais sustentável?", afirmam.

A Inteligência Artificial (IA) começa a desempenhar um papel importante para ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos pela Agenda 2030. O ‘big data’ nos permite trabalhar com grandes quantidades de dados de várias fontes e o ‘machine learning’ nos permite processá-los para desenvolver modelos preditivos. Essas tecnologias podem ser fundamentais para tornar o uso de energia mais eficiente, melhorar a gestão de resíduos e aumentar as taxas de reciclagem, contribuir para um transporte mais eficiente, antecipar riscos climáticos ou criar sistemas de alerta precoce que permitam tomar medidas para mitigar seus efeitos.

Mais cursos aplicados à economia circular

Por outro lado, CircularTec e sua área de formação realizarão mais quatro cursos de aperfeiçoamento e capacitação. Um exemplo é o curso de “Economia Circular aplicada a partir da série de normas ISO 59000″, em sua segunda versão e programado para o próximo mês de agosto. Este programa inclui um curso teórico-prático sobre conceitos, termos e orientações para a implementação desta norma ISO em modelos de negócios e empresas que buscam sair do modelo econômico linear. Em outubro, teremos o curso para jornalistas e comunicadores. “Comunicação e Jornalismo para a Economia Circular”, e em novembro será a vez do curso intitulado “Design de Estratégias e Modelos de Negócio em Economia Circular”. Nesta ocasião, também como um programa teórico-prático, visa fornecer metodologias de sustentabilidade e inovação.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias