Ciência e Tecnologia

Metacognição: a chave para que as ferramentas de IA ajam de forma mais humana

Metacognição refere-se à capacidade de pensar sobre o próprio pensamento, uma habilidade rara

A metacognição, ou o pensamento sobre o pensamento, está ganhando relevância na tecnologia. Os pesquisadores estão descobrindo que essa prática é uma integração importante, especialmente no avanço da IA em diversos domínios cruciais. Segundo a pesquisadora de IA, Bonnie Johnson, a metacognição está se tornando um passo chave no avanço evolutivo dos sistemas de IA, promovendo a autoconsciência.

Bill Gates concorda com ela. Durante uma entrevista exclusiva para o podcast Next Big Idea Club, o magnata da tecnologia revelou que a forma como a IA está sendo treinada atualmente está limitando seu verdadeiro potencial.

De acordo com Gates, a metacognição é a chave para levar a inteligência artificial (IA) para o próximo nível, pois forneceria aos grandes modelos de linguagem (LLM, em inglês) habilidades que os humanos executam diariamente sem sequer perceberem.

Publicidad

O que é metacognição?

A metacognição é a prática de refletir sobre nossos próprios processos de pensamento. Ajuda a identificar problemas e conflitos em nosso raciocínio. É uma habilidade que os seres humanos têm praticado desde o início do pensamento avançado.

Até o momento, os LMM — como o ChatGPT-4 ou Llama — não possuem a habilidade de parar no meio do seu processo de produção e refletir sobre o trabalho que estão realizando, mas respondem "automaticamente" após uma solicitação.

Quais são as limitações da inteligência artificial?

Bill Gates afirma que a expansão dos sistemas de IA funcionará por mais duas iterações e, após isso, a próxima grande fronteira será a metacognição, com sistemas de IA capazes de raciocinar sobre suas tarefas.

Na opinião do fundador da Microsoft, a IA atual enfrenta problemas significativos, como a falta de precisão e a tendência a inventar dados (conhecida como alucinação). Esses problemas poderiam ser resolvidos através do desenvolvimento de capacidades metacognitivas que permitam aos sistemas de IA avaliar a relevância da informação e verificar a precisão de suas respostas.

Isso não apenas desafiaria a comunidade científica e tecnológica, mas elevaria as capacidades da inteligência artificial a outro nível, quase como se fosse um filme de ficção científica.

Impacto de outras áreas

Especialistas do setor concordam que a integração da metacognição marcará uma mudança radical na forma como os modelos de IA são desenvolvidos e treinados, melhorando a eficiência e eficácia dos sistemas com os quais interagimos diariamente.

Publicidad

É por isso que, de acordo com Bill Gates, para tirar o máximo proveito da IA, essa tecnologia deve aspirar a ser tão versátil e adaptável quanto um ser humano, um avanço que não apenas revolucionará a indústria tecnológica, mas também terá um impacto profundo em áreas como a medicina ou a pesquisa científica, para citar apenas algumas.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias