Nem Vênus, nem Marte: Este é o planeta do sistema solar mais próximo da Terra

Nos últimos 100 anos, esteve mais próximo do nosso planeta quase 46% do tempo

Desde a nossa infância, aprendemos a ordem dos planetas do Sistema Solar de acordo com a sua proximidade com o Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno (com Plutão já fora desta lista). Esta sequência nos levou a assumir que Marte, nosso vizinho vermelho, é o planeta mais próximo da Terra. No entanto, um estudo recente desafiou essa crença popular, revelando resultados surpreendentes: Mercúrio, o pequeno e ardente planeta, é o que passa mais tempo sendo o mais próximo da Terra.

Tudo depende do foco

Para chegar a esta conclusão inesperada, os pesquisadores abandonaram o método tradicional de medir a distância com base na separação estática entre planetas. Em vez disso, adotaram uma abordagem inovadora: considerar as órbitas que cada planeta descreve ao redor do Sol. Ao levar em conta essas trajetórias elásticas, a distância entre os corpos celestes varia constantemente, encurtando ou alongando dependendo de suas posições orbitais.

A análise das órbitas planetárias revelou resultados surpreendentes: durante 46% do tempo no último século, Mercúrio foi o planeta mais próximo da Terra. Em seguida, vem Vênus com 36% e Marte, relegado ao terceiro lugar com 18%.

O que isso implica para a exploração espacial?

Em termos práticos, se enviássemos uma sonda espacial em um momento ideal, aproveitando o alinhamento orbital favorável , ele poderia chegar a Mercúrio antes de Marte, apesar de Marte ser considerado nosso vizinho mais próximo em termos de distância média.

É crucial destacar que o estudo se refere a uma média de tempo e não a uma distância fixa. Marte, com seu potencial para abrigar vida, continua sendo um alvo mais atraente para a exploração espacial. Além disso, a Terra ainda guarda mistérios não resolvidos, como os enigmáticos "batimentos" detectados em seu interior.

Esta nova descoberta abre a porta para novas perspectivas sobre o nosso Sistema Solar. É possível que este estudo impulsione futuras análises, descobertas e mudanças nos paradigmas científicos estabelecidos, modificando nossa percepção deste fascinante sistema planetário.

A exploração espacial é um campo em constante evolução, e este estudo é mais uma prova de que sempre há algo novo para descobrir entre os planetas do nosso sistema solar. A imensidão do cosmos nos convida a continuar investigando, questionando e expandindo nosso conhecimento sobre o universo que nos rodeia.

Siga-nos no:Google News