Descobertas ondas de gravidade na atmosfera de Júpiter. O que isso implica?

As ondas foram detectadas pelo telescópio James Webb (JWST)

El telescopio James Webb sigue demostrando ser una herramienta insuperable en la astronomía moderna.
Júpiter O telescópio James Webb continua a mostrar-se uma ferramenta insuperável na astronomia moderna (NASA)

O universo continua revelando seus segredos graças à tecnologia avançada do telescópio espacial James Webb (JWST). Em seu feito mais recente, os astrônomos puderam observar uma atividade nunca antes vista na atmosfera de Júpiter: ondas de gravidade.

As ondas de gravidade são o mesmo que ondas gravitacionais?

As ondas gravitacionais não devem ser confundidas com ondas de gravidade.

As ondas gravitacionais são oscilações na atmosfera ou em outros fluidos que ocorrem quando forças restauradoras, como a gravidade, tentam equilibrar as perturbações no sistema. No contexto de Júpiter, essas ondas se originam devido à dinâmica complexa de sua atmosfera.

Como são geradas as ondas de gravidade em Júpiter?

No caso de Júpiter, essas podem ser geradas por diferentes fenômenos, como a interação das camadas atmosféricas de diferentes densidades, a presença de tempestades gigantes ou os fluxos de gases se movendo a diferentes velocidades.

Assim, utilizando o JWST, os astrônomos encontraram estruturas e atividades nunca antes vistas na atmosfera de Júpiter sobre a Grande Mancha Vermelha.

O que é a Grande Mancha Vermelha?

A Grande Mancha Vermelha é a maior tempestade do sistema solar (duas vezes maior que a Terra). Acredita-se que tem operado por pelo menos 300 anos, de acordo com a NASA.

Os ventos da Grande Mancha Vermelha sopram entre 270 e 425 milhas por hora (430 a 680 quilômetros por hora), ou seja, até 3,5 vezes mais rápido do que um tornado aqui na Terra. No entanto, apesar da idade, tamanho e poder da tempestade, os cientistas suspeitavam que a atmosfera de Júpiter sobre a Grande Mancha Vermelha não era tão interessante.

Agora, essas observações abrem novas portas para a exploração e compreensão não apenas de Júpiter, mas também de outros planetas gigantes em nosso sistema solar e além.

Por que essa descoberta do telescópio James Webb é importante?

O telescópio JWST continua sendo uma ferramenta incomparável na astronomia moderna, oferecendo visões nunca antes possíveis e avançando nosso conhecimento do cosmos de maneiras surpreendentes.

A detecção de ondas de gravidade em Júpiter é apenas o começo de muitas mais revelações que estão por vir. As observações feitas sugerem que há uma intensa atividade subjacente, com movimentos de massas de gás oscilando e ondulando através do planeta.

Esta informação é valiosa para os cientistas, pois permite-lhes estudar os padrões de circulação atmosférica, a estrutura interna do planeta e as interações entre diversas camadas de sua atmosfera.