A levitação magnética agora separa células vivas das mortas

Esta inovação é fundamental para separar as células

Agencia
A levitação magnética tem muitos usos: agora foi descoberto que ela separa as células vivas das mortas AP (Seth Pincus, Elizabeth Fischer, Austin Athman/AP)

No mundo da bioengenharia, a presença de células mortas representa um obstáculo constante. Muitas vezes, elas se misturam com as células vivas, dificultando pesquisas cruciais como o desenvolvimento de novos medicamentos e a criação de tecidos impressos em 3D.

No entanto, uma nova descoberta de cientistas da Universidade de Stanford pode mudar as regras do jogo: a levitação magnética.

O que é a levitação magnética e como funciona?

A levitação magnética é uma técnica que utiliza campos magnéticos para suspender objetos no ar. Embora esse conceito não seja novo em si mesmo, sua aplicação na classificação de células é um avanço significativo. Os cientistas descobriram que as células mortas e vivas têm propriedades magnéticas diferentes.

Isso significa que, ao aplicar campos magnéticos específicos, é possível identificar e atrair as células mortas, deixando as células vivas intactas.

Quais são as implicações desta descoberta?

As implicações desta nova técnica são vastas e têm o potencial de revolucionar diversos campos da bioengenharia. Abaixo, alguns exemplos são detalhados:

• Pesquisa sobre o câncer: a levitação magnética poderia ser usada para separar as células cancerígenas mortas das células saudáveis, permitindo aos cientistas estudar a eficácia dos medicamentos de forma mais precisa. Isso poderia levar a avanços significativos no diagnóstico e tratamento do câncer.
  • Engenharia de tecidos: na impressão 3D de tecidos, a levitação magnética poderia ser usada para remover as células mortas dos materiais de impressão. Isso permitiria criar tecidos mais viáveis e funcionais, com aplicações na medicina regenerativa e na reparação de tecidos.
  • Desenvolvimento de medicamentos: a capacidade de separar com precisão células vivas de células mortas poderia melhorar significativamente o desenvolvimento de novos medicamentos. Os cientistas poderiam realizar testes em células vivas sem a interferência de células mortas, o que levaria a resultados mais confiáveis e eficientes.
  • Medicina personalizada: a levitação magnética poderia ser usada para isolar células de pacientes individuais, permitindo aos médicos desenvolver tratamentos personalizados e mais eficazes.

Em que fase se encontra a investigação?

Embora a técnica ainda esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento, os cientistas estão entusiasmados com seu potencial. As pesquisas realizadas até agora demonstraram que a levitação magnética pode separar células mortas de diferentes tipos, incluindo células sanguíneas e células da pele. Além disso, a técnica é suave e não danifica as células vivas.

Os investigadores estão trabalhando para melhorar a eficiência e precisão da técnica. Também estão explorando novas aplicações para a levitação magnética na bioengenharia, como a classificação de células de acordo com o seu tamanho, forma e função.

A comunidade científica está acompanhando de perto este avanço, com a esperança de que possa levar a novas descobertas e aplicações no campo da bioengenharia. Esta descoberta tem o potencial de salvar vidas, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e abrir novas fronteiras na medicina e na ciência.

É importante destacar que, embora a levitação magnética tenha um grande potencial, ainda há um longo caminho a percorrer antes de se tornar uma ferramenta amplamente utilizada na bioengenharia. Mais pesquisas são necessárias para otimizar a técnica, desenvolver dispositivos práticos e demonstrar sua eficácia em aplicações reais.

No entanto, o futuro da levitação magnética na bioengenharia é brilhante. Esta descoberta representa um passo importante em direção a um futuro onde a medicina personalizada e a regeneração de tecidos se tornem realidade.