A levitação magnética está emergindo como uma ferramenta tecnológica para diferentes tipos de dispositivos. Recentemente, falamos sobre como ela é usada em diferentes trens e como existem projetos para implementá-la em motos, carros, bicicletas e até em tratamentos médicos.
Pode-se dizer que uma das primeiras vezes que vimos a levitação magnética em um dispositivo foi na trilogia De Volta para o Futuro. Essa tecnologia aparece no DeLorean, em um trem do Doutor Emmet Brown e em um skate voador (hoverboard) usado por Marty McFly, em uma de suas viagens ao futuro, de 1989 a 2015.
Atualmente, existem trens com levitação magnética, embora não voem da mesma forma que o que aparece no filme de ficção científica. E é muito provável que vejamos essas mesmas tecnologias nos propulsores de aviões e ônibus espaciais.
Pode ter passado despercebido, mas o skate ou prancha de Marty McFly, que funciona com levitação magnética, realmente foi feito e para torná-lo mais épico foi lançado em 2015, mesmo ano em que é apresentado no filme.
A Lexus fez isso em colaboração com uma equipe de cientistas do IFW de Dresden e da evico GmbH, especializada em tecnologia de levitação magnética.
Na verdade, para fabricá-la, passaram por uma extensa fase de testes com Ross McGouran, skatista profissional e testador do hoverboard, em Dresden, Alemanha.

A hoverboard da Lexus integra um sistema maglev, que permite que a prancha flutue através de trens de levitação magnética, ou seja, se esses trens não existirem, ela simplesmente não funciona.
De acordo com seu criador, Dietmar Berger, a fonte de energia é o nitrogênio líquido que resfria os supercondutores à medida que o sistema trabalha dentro da mesa. Isso pôde ser desenvolvido graças ao conhecimento do professor Ludwig Schultz.


