Ciência e Tecnologia

Por que o Google matou o Cardboard: o visor de Realidade Virtual de papelão ultra barato

O Google Cardboard pretendia tornar os visores de Realidade Virtual acessíveis para todos. Mas as coisas acabaram sendo diferentes do esperado

Google Cardboard pretendía volver los visores de Realidad Virtual accesibles para todos. Pero las cosas resultaron distintas a lo esperado.
Google Cardboard Feito de papelão

Vamos a levá-los uma década atrás no tempo, para um período em que os visores de Realidade Virtual (RV), com projetos como Oculus Rift, pareciam ser o futuro inevitável para a indústria tecnológica. Naquela época, o Google apresentou seu projeto Cardboard, que parecia ser uma ideia brilhante: montar capacetes de papelão para transformar qualquer smartphone em um dispositivo virtual. Mas agora, com o passar do tempo, torna-se óbvio que isso não ia funcionar e agora tudo isso está morto.

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Sim, é inegável que o Google, o gigante tecnológico que revolucionou a forma como interagimos com a informação, também foi pioneiro em explorar novas fronteiras tecnológicas. Mas mesmo desde o início, uma de suas apostas mais ousadas foi o Google Cardboard e seu futuro parecia tão ousado quanto incerto.

Este visor de RV de baixo custo prometia levar a experiência de imersão nesses mundos inexistentes ao alcance de todos. No entanto, apesar de seu apelo inicial, o Cardboard teve uma vida relativamente curta.

O Google Cardboard começou forte mas depois caiu

Desde os seus primórdios como um projeto experimental, o Google Cardboard cativou tanto os usuários como os desenvolvedores. Seu design simples e ultraeconômico, baseado em um simples molde de papelão que se dobrava para se montar, tornava-o uma alternativa bastante acessível em comparação com os visores de Realidade Virtual de alta qualidade que ainda estavam em desenvolvimento, como o já mencionado Oculus Rift.

Com o Cardboard, era possível mergulhar em experiências virtuais, explorar mundos virtuais e desfrutar de conteúdo multimídia de uma forma totalmente nova. No entanto, o entusiasmo inicial pelo Cardboard não se traduziu em um sucesso sustentado.

Em 2016 o projeto já havia distribuído 6 milhões de visores no mundo. Mas na realidade, esse número era baixo em escala global e foi, até certo ponto, o momento de maior fama.

Google Cardboard.
Google Cardboard Óculos de realidade virtual

Apesar dos milhões de unidades vendidas, o interesse do público começou a declinar praticamente dois anos após o início do projeto, até cair no esquecimento inevitável.

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Quais foram os fatores que influenciaram a decisão de descontinuar o Google Cardboard?

Como bem explicam os amigos do SlashGear em um artigo imperdível, poderíamos dizer que existem várias razões que podem explicar esse declínio. Por um lado, a Realidade Virtual como um todo enfrentou desafios para se consolidar como uma tecnologia de consumo em massa. Até hoje, eles lidam com esse problema. O desempenho comercial do Apple Vision Pro é o melhor exemplo.

Os altos custos dos equipamentos, as limitações técnicas e a falta de conteúdo de qualidade foram alguns dos obstáculos que frearam sua adoção há uma década e ainda são um fantasma que tem um peso muito forte na indústria.

Google Cardboard

Por outro lado, a evolução constante da tecnologia móvel e o surgimento de novos dispositivos com capacidades de RV integradas fizeram com que o Cardboard se tornasse obsoleto num piscar de olhos, pelo menos até a febre por essa tecnologia se acalmar.

Os smartphones modernos, com suas telas de alta resolução e sensores avançados, ofereciam uma experiência de realidade virtual cada vez mais imersiva, em muitos casos sem a necessidade de óculos externos específicos. Assim, tudo foi condenado.

Apesar de ter sido descontinuado oficialmente, o Google Cardboard continua sendo uma referência na história da Realidade Virtual e lembramos dele com carinho. No entanto, agora faz parte de um vasto cemitério tecnológico.

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