Ciência e Tecnologia

A Terra terá duas ‘luas’ por dois meses e poderá ser vista com telescópios especiais

Espera-se que um asteroide passe perto da Terra na próxima semana e fique orbitando por dois meses

Por un breve periodo de dos meses, la Tierra contará con dos lunas.
Por um breve período de dois meses, a Terra contará com duas luas Espaço

A Terra terá uma pequena Lua visitante. Um asteroide, batizado como 2024 PT5, estará em órbita da Terra e parecerá uma espécie de Lua pequenina. Com seus 10 metros de comprimento, a minilua estará ao redor de dois meses e ficará temporariamente presa na gravidade da Terra, de acordo com dois astrônomos na Espanha que relataram a descoberta.

ANÚNCIO

Duas luas poderão ser vistas na Terra

O asteroide tem aproximadamente o tamanho de um ônibus escolar padrão e não representará nenhuma ameaça para a Terra, ficando apenas algumas semanas antes de retornar ao espaço.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

“Não completará uma órbita ao redor da Terra, apenas parte dela”, disse Carlos de la Fuente Marcos, coautor de um estudo sobre o asteroide publicado este mês na revista Research Notes of the American Astronomical Society.

Cinquenta e seis dias com duas luas

Desde este domingo até o próximo dia 25 de novembro, a Terra terá duas luas: As miniluas costumam ter dois ‘tamanhos’, disse Marcos: curtas ou longas.

"Um breve episódio de minilua pode durar horas, dias, semanas ou alguns meses, e o objeto afetado não completa nem uma revolução ao redor da Terra", acrescentou o especialista. "Por outro lado, os episódios de minilua longos duram pelo menos um ano e provavelmente mais, e o objeto em questão completa uma ou mais revoluções ao redor da Terra".

Como ver as duas luas da Terra?

O NBC News relata que “a rocha espacial será muito pequena e fraca para ser vista com telescópios e binóculos comuns. Marcos disse que seus colegas planejam estudá-la com o Grande Telescópio das Canárias, um observatório terrestre nas Ilhas Canárias”.

Diante do evento, os cientistas aproveitarão a oportunidade para estudar a composição da superfície do asteroide e a velocidade com que ele gira.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias