Existe um novo tipo de levitação magnética, que poderia ser combinado com métodos existentes e revolucionar para sempre os sistemas de transporte globais.
ANÚNCIO
Isso é algo chamado levitação rotacional. A explicação deste conceito foi teorizada por Roy Harrigan, um inventor americano, na década de 1980. Na última década, diferentes mecanismos foram experimentados e funcionaram de forma otimizada.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
O que é levitação rotacional? É uma forma de levitação magnética que se baseia no uso de ímãs giratórios para manter um objeto em suspensão. Ao contrário de outros tipos de levitação magnética, que requerem eletroímãs ou supercondutores, a levitação giratória pode ser alcançada usando ímãs permanentes e movimento rotacional.
A levitação giratória é inferior às tecnologias maglev ou supercondutoras. No entanto, o nível de estabilidade alcançado com os ímanes rotativos torna-o um elemento a considerar para aplicação em diferentes áreas.
Levitação por rotação em um trem maglev
Por exemplo, um trem maglev ou supercondutor poderia aplicar levitação rotacional para garantir a estabilidade de um carro viajando longas distâncias e em altas velocidades.
Isso é explicado em algo chamado Teorema de Earnshaw. Este é um princípio que afirma que é impossível conseguir levitação estável utilizando apenas ímanes permanentes em configurações estáticas, devido à natureza instável dos campos magnéticos.
ANÚNCIO
Porém, a rotação do ímã na levitação spin adiciona um fator estabilizador: o efeito giroscópico, que permite que o sistema permaneça suspenso e equilibrado.
Embora a levitação giratória não proporcione vantagens significativas em termos de propulsão ou controle de velocidade, ela oferece aquela garantia de estabilidade, crucial para a segurança do transporte que utiliza esta tecnologia.