Ciência e Tecnologia

Estas são as senhas mais populares que você definitivamente não deveria usar

Um lembrete nunca é demais

Mais uma vez, o gerenciador de senhas NordPass revelou sua lista anual das senhas mais populares e, bem, os resultados não são muito surpreendentes. Pelo segundo ano consecutivo, a rainha indiscutível do reino das senhas preguiçosas é “123456″.

Sim, é fácil. Se a segurança cibernética fosse um videogame, muitos estariam jogando no modo “iniciante” e ainda assim perderiam.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Publicidad

O Domínio dos Clássicos: ‘123456′ e Companhia

Desde que o NordPass começou a publicar esses gráficos, “123456″ liderou o gráfico cinco das seis vezes. Só foi destronada em 2022 pela não menos inspirada “senha” (que, em retrospecto, quase parece um golpe de humor).

E se você está se perguntando com que rapidez um hacker pode quebrar essas joias da segurança cibernética, a resposta é menos de um segundo. Sim, quanto tempo leva para ler isso é o tempo que leva para quebrar a senha que protege seus e-mails e contas bancárias.

O lado “criativo” da humanidade

Mas nem tudo são números repetidos. Além do clássico “qwerty”, “12345″ e outras combinações igualmente inseguras, aparecem opções que pelo menos revelam um pouco mais sobre a nossa natureza.

Algumas pessoas parecem ser românticas com “eu te amo”, enquanto outras preferem uma abordagem menos amigável “foda-se”. Fãs de séries e videogames? Claro. Senhas como “pokemon”, “naruto” e “minecraft” também têm seu lugar no ranking.

E há quem opte por nomes próprios. “Michelle” e “Ashley” são exemplos comuns, o que representa um avanço na originalidade, mas, infelizmente, essas senhas ainda são igualmente vulneráveis.

O engraçado é que mesmo as pessoas que estão tentando ser mais seguras optam por “segredo” ou mesmo “senha”, o que, como mencionamos antes, é como colocar uma placa que diz “Hack me, por favor!”

Diferenças por país: de Liverpool a Lizottes

Uma das coisas mais divertidas da lista NordPass é ver as diferenças culturais nas senhas. No Reino Unido, por exemplo, “Liverpool” está entre os mais populares, o que provavelmente diz muito sobre os fãs de futebol britânicos.

Publicidad

Na Austrália, algo com um som um pouco mais exótico, “Lizottes”, entrou na lista. Aparentemente é um restaurante e local de música ao vivo que recentemente mudou de nome para Flamingos Live.

Outros países, como Finlândia e Hungria, decidem que é melhor não complicar muito e usar “salasana” e “jelszo”, que, para quem não sabe, significam “senha” em finlandês e húngaro, respectivamente.

Um banco de dados para fazer anotações (e alterar sua senha)

NordPass afirma que esta lista vem de um banco de dados de 2,5 TB de fontes públicas, algumas delas obtidas na dark web.

Publicidad

Se o seu está entre os que mencionamos, talvez seja hora de dar-lhe um pouco mais de amor e originalidade. E se você ainda estiver usando “123456″ ou “secreto”, tente algo que não será descriptografado antes de você parar de piscar.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias