Estamos atravessando as últimas semanas de 2024. Já passamos da primeira quinzena de novembro e portanto, num piscar de olhos já estaremos comemorando a chegada de 2025. O calendário nos obriga a olhar para trás para fazer um balanço do que o melhores invenções do ano, em ciência e tecnologia.
ANÚNCIO
Há muito o que ver. 2024 deu um grande salto de qualidade em termos de inteligência artificial, tendo o ChatGPT da OpenAI como protagonista. Vimos a levitação magnética instalada em outros dispositivos além dos meios de transporte de massa, como trens, e foi também o ano em que foi instalado o primeiro chip Neuralink, o primeiro a permitir a interação entre o cérebro e uma máquina.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Vejamos então quais foram as 10 melhores invenções de 2024, tomando como referência análises da revista Time, análises de tecnologia do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a exposição do que vimos na CES 2024.
As 10 melhores invenções de 2024
- Carbon Capture Fabric: Este é um tecido impressionante que absorve dióxido de carbono do ar, combinando funcionalidade e moda para reduzir a pegada de carbono do planeta.
- Nanobot Surgeon: Se você não os conhece, são microrobôs que realizam cirurgias complexas com extraordinária precisão, revolucionando para sempre o campo da medicina.
- Chip Neuralink: Noland Arbaugh foi o usuário paraplégico que pode dizer que é a primeira pessoa a ter um chip no cérebro com o qual pode operar um telefone celular, um computador ou jogar Mario Kart apenas dando um comando através do cérebro.
- GeneTailored Seeds: Sementes geneticamente modificadas para otimizar as colheitas de acordo com as condições climáticas locais, respondendo aos desafios alimentares globais.
- Inteligência Artificial Gerativa: Ferramentas como o ChatGPT que transformam setores como educação e atendimento ao cliente por meio de interações mais personalizadas.
- Células Solares Supereficientes: Buscamos o bem-estar do nosso planeta a todo custo. Os cientistas desenvolveram painéis que combinam silício com perovskitas, elevando a eficiência energética a novos níveis.
- Apple Vision Pro: A gigante de Cupertino lançou este ano o dispositivo de realidade mista com tecnologia micro-OLED que redefine a forma como interagimos com os ambientes digitais.
- Testes Hyperloop: Na Europa já foram realizados os primeiros testes, em menor escala, do Hyperloop, um trem com levitação magnética com o qual se pretende ultrapassar os 500 quilómetros por hora de velocidade.
- Prima: um pequeno chip de 2 milímetros quadrados que é inserido cirurgicamente sob a retina e que junto com os óculos (que possuem câmera) ajuda os cegos a enxergar.
- Filter Caps: filtro que converte água não tratada em líquido consumível, com a simples adaptação de um acessório a uma garrafa plástica.