Ciência e Tecnologia

TikTok toma uma decisão radical sobre filtros e mães de todo o mundo aplaudem

Esta decisão é um marco importante no compromisso de promover um ambiente seguro e positivo para todos os seus usuários

El fundador de Microsoft es otro que ha optado por acercarse al fenómeno de TikTok.
TikTok Isto é o que o TikTok disse sobre o uso de filtros a partir de agora (Olivier Bergeron - Unsplash)

Num anúncio surpreendente que promete marcar um antes e um depois no mundo das redes sociais, o TikTok decidiu implementar uma política global para proibir utilizadores menores de 18 anos de usarem filtros que alterem a aparência, especificamente filtros de beleza.

ANÚNCIO

Esta medida, que visa proteger a saúde mental das jovens usuárias, tem sido amplamente aplaudida por mães de todo o mundo, que veem cada vez mais os problemas de dismorfia corporal, comparações e baixa autoestima devido aos elevados padrões de beleza de suas filhas.

Agencia
Ícone do aplicativo do TikTok (AP Foto/Matt Slocum, Arquivo) AP (Matt Slocum/AP)

Isto é o que o TikTok disse sobre o uso de filtros a partir de agora

Segundo Milenio, a rede social chinesa informou o The Verge da sua decisão, revelando que esta restrição será aplicada nas próximas semanas em resposta às preocupações levantadas por um estudo encomendado à ONG britânica, Internet Matters.

Este relatório em questão destacou os potenciais impactos negativos destes filtros na identidade dos menores e defendeu uma ação decisiva para resolver este problema emergente.

Em seu comunicado, o TikTok enfatizou a distinção entre filtros projetados para serem lúdicos, como aqueles que adicionam características de animais, e aqueles que buscam modificar a aparência de maneiras sutis e imperceptíveis. A plataforma se comprometeu a restringir o acesso a determinados efeitos de aparência para usuários menores de 18 anos, num esforço para incentivar uma relação mais saudável com a imagem corporal e a autoestima.

TikTok (Imagem referencial) DW

Além disso, a plataforma oferecerá em breve linhas de apoio locais em 13 países europeus, ligando os utilizadores a especialistas treinados para prestar apoio imediato em situações de risco, como conteúdos relacionados com suicídio, automutilação e bullying.

Aliás, segundo a mesma fonte, no mês passado os procuradores do Estado dos Estados Unidos acusaram a plataforma de prejudicar a autoestima dos menores através de filtros de beleza e de promover um ambiente viciante para atrair utilizadores mais jovens.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias