Starlink Direct to Cell está revolucionando a indústria das conexões e dados. O serviço da empresa de Elon Musk lança no mercado um plano de Internet projetado especificamente para smartphones. Existem algumas letras miúdas no “contrato” para que esse novo modelo possa funcionar nos smartphones e vamos te contar todos os detalhes neste relatório.
ANÚNCIO
Este novo serviço de internet direta para celulares busca cobrir as conexões de redes em locais rurais ou remotos onde as antenas fixas não conseguem fornecer sinal.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Graças à tecnologia desenvolvida pelos engenheiros sob a direção de Elon Musk, começou-se a trabalhar em um plano que oferece Internet em todo o mundo, diretamente dos satélites da Starlink.
A SpaceX colocou os primeiros satélites do Starlink Direct to Cell em janeiro deste ano e ao longo de 2024 têm realizado os testes correspondentes. Embora já se soubesse que este serviço estava em desenvolvimento, esta semana tornou-se tendência nas redes sociais, pois a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos autorizou a habilitação para a conectividade.
Tudo o que você precisa saber sobre o Starlink Direct to Cell
A primeira dúvida que surge para aqueles que estão interessados neste serviço Starlink é se o acesso direto ao celular requer uma antena especial, com a qual você estará viajando em seu carro, mochila ou em suas costas. E a realidade é que o grande benefício dessa modalidade é que o sinal de Internet vai diretamente do satélite para o seu smartphone.
LEIA TAMBÉM:
ANÚNCIO
Como melhorar o WiFi da sua casa: alguns truques para aproveitar ao máximo seu sinal
Starlink: esses são os preços dos planos de Internet via satélite direto do seu smartphone
Starlink direto para celular: veja como usar a Internet via satélite de Elon Musk
Os satélites Starlink com capacidades Direct to Cell permitem acesso expandido a mensagens de texto, chamadas e navegação, independentemente de onde você esteja, seja em terra, lagos ou águas costeiras.
O Direct to Cell também conectará dispositivos IoT com padrões LTE comuns. Se você está familiarizado com essas siglas, mas quer saber se seu celular possui essas especificações, fique tranquilo: todos os celulares funcionam com LTE desde 2009, então o serviço da Starlink é para qualquer smartphone.
A mesma empresa esclarece isso na descrição de seu serviço: “Não são necessárias alterações no hardware, firmware ou aplicativos especiais, o que proporciona acesso tranquilo a texto, voz e dados”.