O novo serviço Starlink Direct to Cell (Internet via satélite direta para celulares) revolucionou todo o mundo digital. A empresa dirigida por Elon Musk, e que trabalha de mãos dadas com a SpaceX no envio de antenas ao espaço, pretende começar a operar no início de 2025.
ANÚNCIO
Os testes deste serviço começaram oficialmente em janeiro de 2024, quando a SpaceX enviou os primeiros satélites para a órbita baixa da Terra, com capacidade de fornecer conexão de dados para dispositivos móveis.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
No entanto, o projeto está em andamento desde 2022, quando Elon Musk e os especialistas que trabalham com ele elaboraram este plano.
“O importante disto é que significa que não existem zonas mortas em nenhum lugar do mundo para o seu celular”, disse Elon Musk em declarações feitas em meados de 2024, segundo uma análise do La Nación.
Como funciona esse sistema? Preciso ter uma antena em todos os lugares?
A primeira dúvida que surge para quem se interessa por esse serviço Starlink é se o direto para o celular exige uma antena especial, com a qual você viajará no carro, na mochila ou nas costas. E a realidade é que o grande benefício desta modalidade é que o sinal de Internet vai diretamente do satélite para o seu smartphone.
LEIA TAMBÉM:
ANÚNCIO
Starlink: esses são os preços dos planos de Internet via satélite direto do seu smartphone
Como melhorar o WiFi da sua casa: alguns truques para aproveitar ao máximo seu sinal
Starlink poderá atingir velocidades de download dez vezes maiores e melhorar a conectividade
Os satélites Starlink com capacidades Direct to Cell permitem acesso estendido a mensagens de texto, chamadas e navegação onde quer que o usuário esteja, seja em terra, lagos, áreas costeiras ou no meio do mar.
Direct to Cell também conectará dispositivos IoT com padrões LTE comuns. Se essas siglas são familiares para você, mas você quer saber se o seu celular possui essas especificações, fique tranquilo: todos os celulares funcionam com LTE desde 2009, então o serviço Starlink é para qualquer smartphone.
A mesma empresa esclarece isso na descrição de seu serviço: “Não são necessárias alterações de hardware, firmware ou aplicativos especiais, proporcionando acesso contínuo a texto, voz e dados”.