A Starlink Internet revolucionou as redes sociais e a mídia, ao se tornar público que em breve passarão a oferecer o serviço Direct to Cell. Este plano dará aos usuários a possibilidade de ter uma conexão de dados em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de adquirir antena e roteador.
ANÚNCIO
A novidade fez com que milhões de usuários se interessassem pelo serviço. Portanto, é hora de analisar detalhadamente se a Internet oferecida pela Starlink é melhor, igual ou pior do que o tradicional cabo de fibra óptica tem a oferecer.
Neste artigo vamos falar sobre velocidades, latências e acessibilidade de cada uma das opções de Internet. O objetivo é que cada usuário tome a decisão que mais lhe convém, quanto à contratação de um amigo para conexão de dados no curto, médio ou longo prazo.
Qual Internet é melhor?
A resposta concreta a esta pergunta é que, sem dúvida, a Internet por cabo de fibra óptica é melhor. Isso não significa que seja a melhor opção para todos os usuários e vamos explicar o porquê.
A Internet por cabo de fibra óptica atinge e às vezes excede 1.000 Mbps (1 Gbs) de velocidade. É muito superior aos 50-250 Mbps (0,050 - 0,250) em que o Starlink de Elon Musk se move.
LEIA TAMBÉM:
Starlink: esses são os preços dos planos de Internet via satélite direto do seu smartphone
ANÚNCIO
Starlink poderá atingir velocidades de download dez vezes maiores e melhorar a conectividade
Além disso, a latência do Starlink é muito maior do que a da Internet por cabo de fibra óptica. Se você é gamer ou faz videochamadas com frequência para estudos, trabalho ou entretenimento, não pode depender do serviço oferecido pela empresa de Elon Musk. Nestes casos, o plano de ligação tradicional vence por uma vitória esmagadora.
A tudo isto temos que acrescentar que os custos da Starlink, incluindo equipamento de instalação e mensalidades, duplicam e por vezes até triplicam os dos serviços das empresas de telecomunicações tradicionais.
Nunca devo contratar o Starlink?
Neste ponto, quem nos lê deve estar se perguntando esta questão. E a realidade é que essa não é a recomendação. Sabe-se que a Starlink está trabalhando para melhorar sua velocidade e níveis de conexão.
A empresa oferece algo que nenhuma empresa de comunicação consegue, que é o acesso a qualquer parte do mundo, por mais remoto que seja.
Existem regiões do mundo onde os cabos de fibra óptica não chegaram, porque é necessária uma instalação complexa para fornecer o serviço.
E não é necessário imaginar uma aldeia pobre numa zona rural de África. Aconteceu recentemente na Região Metropolitana de Santiago que os planos de uma renomada empresa não chegaram à periferia da cidade, pois ainda não dispunham da fiação necessária para oferecer o serviço.
Nestes casos, o Starlink torna-se a melhor e única opção. Acrescentemos que a instalação do serviço não requer engenheiro eletrônico ou de telecomunicações. A empresa de Elon Musk vende a antena que você coloca no telhado e o roteador que você conecta em casa para ter Internet.