A invenção das bebidas alcoólicas tem datas diferentes no calendário da nossa civilização. Acredita-se que o vinho tenha 8.000 anos e, de todos os coquetéis vivos, ele se destaca como um dos mais antigos. Acreditava-se que a cerveja tinha uma longevidade de 7.000 anos, mas descobertas recentes a posicionam como um dos líquidos consumidos mais antigos da nossa história.
Mas arqueológos encontraram evidências de que as primeiras cervejas de arroz foram produzidas na China, há aproximadamente 10.000 anos.
A evidência para esta descoberta foi feita no sítio Qiaotou, no sudeste do gigante asiático. Dentro do sítio arqueológico foram encontrados vasos cerâmicos contendo microfósseis de amido, vegetais e fungos, elementos normalmente utilizados em processos de fermentação.
LEIA TAMBÉM:
Estudo publicado na década de 60 previa o”fim do mundo” para 2026: há algum motivo para temê-lo?
Levitação magnética será usada em túnel transatlântico que liga o Reino Unido aos EUA
Você sente que o tempo passa mais devagar quando você fica mais velho? A ciência tem a resposta
De acordo com as descobertas da equipe científica, esses recipientes, que incluíam jarras e potes hu em formato de sino, continham uma bebida fermentada feita de arroz, um cereal conhecido como lágrimas de Jó e tubérculos não identificados, relata o periódico Plos One.
Eles ousam dizer que a bebida era doce e com um leve toque de álcool. Além disso, é descrito como tendo uma cor turva e era usado para realizar rituais funerários.
“Nós nos concentramos na identificação de fitólitos, grânulos de amido e fungos, o que nos permitiu obter uma visão sobre os usos da cerâmica e dos métodos de processamento de alimentos empregados no local”, disse o professor Liu Li da Universidade de Stanford, primeiro autor do artigo e coautor correspondente.
Esta descoberta também lança luz sobre a tecnologia inicial de fermentação e domesticação do arroz, que foi crucial para o desenvolvimento dessas comunidades.
Uma parte importante desta pesquisa é que os cientistas conseguem consolidar o conhecimento de que o arroz sempre foi um elemento-chave nas culturas do início do Holoceno.