A empresa aeroespacial SpaceX está fazendo a contagem regressiva para o Voo 7, o sétimo lançamento de seu foguete Starship. A empresa de Elon Musk confirmou por meio de sua conta oficial no X que o propulsor Super Heavy já está na plataforma de lançamento na Starbase, Texas. Como parte dos testes de pré-lançamento, eles lançaram um vídeo mostrando um teste de fogo estático da espaçonave, no qual três de seus poderosos motores Raptor rugiram por vários segundos.
A sétima vez pode ser o charme
Embora não tenham dado uma data exata para o lançamento, a tentativa de voo está prevista para ocorrer no início de janeiro de 2025. Com isso, eles buscarão demonstrar que aprenderam com o sexto lançamento, onde o sistema de captura Mechazilla falhou em proteger o foguete durante a descida. Desta vez, a empresa tentará novamente uma manobra crucial para alcançar a reutilização total da Starship, um objetivo fundamental para reduzir os custos das viagens espaciais e acelerar a exploração do cosmos.
Para aumentar as chances de sucesso em comparação à tentativa anterior, a SpaceX fez uma série de melhorias significativas na Starship. O foguete agora tem maior capacidade de combustível, o que lhe permitirá atingir distâncias maiores e transportar cargas úteis mais pesadas. Além disso, os flaps dianteiros foram redesenhados para melhorar a proteção térmica e o controle durante a reentrada atmosférica. Um novo escudo térmico também foi incorporado, feito de um material ablativo que queima gradualmente para dissipar o calor extremo gerado durante a descida.
LEIA TAMBÉM:
Eles encontraram o Planeta Nove? Sinal astronômico detectado em um mundo oculto no Sistema Solar
Se o universo já é infinito, como é possível que ele esteja se expandindo?
Por outro lado, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) deu um passo crucial ao aprovar um aumento significativo no número de lançamentos anuais permitidos da Starbase, de cinco para 25. Esta decisão representa um grande impulso para os ambiciosos planos da SpaceX para realizar missões espaciais com mais frequência e menor custo.