O verão está chegando no hemisfério sul e com ele o uso da piscina ou as idas à praia se tornam mais frequentes. O risco? Que seu smartphone caia na água. Porque sim: muitos não têm o cuidado de mantê-lo longe das ondas. Se você é daqueles que não desliga o celular, deixaremos várias recomendações. O que deve ser feito para salvar seu telefone?
A primeira coisa é não entrar em pânico e levar em consideração os passos a seguir. Evite maiores danos!
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
1.- Desligue AGORA
A primeira coisa que você terá que fazer depois que seu telefone cair na água é tirá-lo da água o mais rápido possível: quanto mais tempo ele ficar submerso, mais água penetrará no terminal e maiores serão os danos. Se o seu telefone estiver desligado, deixe-o como está e evite a tentação de ligá-lo para ver se funciona. Caso contrário, obviamente, desligue-o imediatamente.
Isto é MUITO importante, pois você evitará curtos-circuitos. Infelizmente, antes o passo era “retirar a bateria”. Hoje em dia é praticamente impossível encontrar um celular que tenha bateria removível, pelo que terá que desligá-lo “grosseiramente”, através dos botões físicos.
Em telefones Android, é normal fazer isso pressionando longamente o botão liga / desliga. No iPhone mais recente, deixe o botão liga / desliga e um dos botões de volume pressionados.
2.- Seque por fora
Embora possa parecer óbvio, talvez no desespero você possa esquecer. Verifique todos os cantos, principalmente os buracos. Porém, não use calor, secadora, forno e não coloque o telefone ao sol. Utilize uma toalha e papel absorvente para secar todas as bordas do telefone, girando-o com movimentos suaves para evitar que o líquido de seu interior alcance locais que não havia alcançado anteriormente.
O arroz é útil? Sim, colocar o celular no arroz vai ajudar a absorver o resto do líquido que fica dentro do terminal, sempre. Mas antes disso, vá para o ponto 3.
LEIA TAMBÉM:
Sem o controle remoto: você vai poder falar diretamente com as novas TVs com o Google TV
Cuidado! Esses são os cinco erros que fazem a bateria do celular durar menos
Sete coisas que seu notebook deve ter para você aproveitar ao máximo em 2025
3.- Retire seu Sim e seu cartão de memória (se tiver)
Antes de mergulhá-lo no arroz, retire o cartão SIM e o cartão de memória. Seque a bandeja ou entradas destas. Dessa forma, você pode evitar danos aos seus arquivos. Quanto mais cedo melhor.
4.- Areia de gato ou outros (se não tiver arroz)
Além do arroz, existem outras técnicas. Você pode usar areia para gatos, flocos de aveia ou sílica gel e em todos os casos o procedimento é o mesmo: deixar o móvel submerso e aspirar (por exemplo, em um tupperware) na substância de sua preferência e por 48 horas.
Após 48 horas com o celular mergulhado em arroz, gel de silicone, flocos de aveia ou qualquer outro material semelhante, é um bom momento para fazer uma verificação visual tentando detectar líquido. Vire o telefone para ver se em algum momento sai água de alguma das aberturas. Nesse caso, deixe-o mais tempo nesses elementos e seque-o.
5.- Mais complexo: se caiu em água salgada
Se o celular cair em água salgada, a situação fica mais complicada, pois o sal tem um efeito corrosivo que pode destruir os conectores em questão de poucas horas. Embora possa parecer contraproducente, se o seu telefone cair em água salgada pode ser uma boa ideia usar água da torneira para limpar a água salgada (não exagere). Além disso, os especialistas recomendam agir rapidamente e limpar os componentes eletrônicos com uma escova embebida em álcool isopropílico.
6.- O teste decisivo: funcionou?
Quando você tiver certeza de que o telefone está o mais seco possível, chegou o momento da verdade: ligue-o para ver se funciona. Cruze os dedos, peça aos ao céus.
Algum curto-circuito, cheiro ou ruído estranho? Desligue-o e vá embora. Portanto, é recomendável ligá-lo em uma área isolada onde não haja problemas na pior das hipóteses.
E os graus de proteção? Eles são medidos sob o chamado “IP”. Os smartphones da mais alta qualidade possuem IP68 e outros possuem IP67, se o seu aparelho tiver um desses dois, ele tem mais chances de sobreviver. Acompanhe nossos outros artigos sobre celulares para entender essa nomenclatura de forma mais aprofundada.