A Antártida é uma das áreas polares mais ricas do nosso planeta. Localizada no Polo Sul da Terra, esta zona de gelo desempenha um papel de liderança na sustentabilidade dos oceanos e da vida marinha do mundo. O derretimento do gelo, causado pelo aquecimento global, poderá ter consequências trágicas para a vida de milhões de pessoas e espécies animais no ecossistema.
ANÚNCIO
De acordo com pesquisas científicas alarmantes, existem cerca de 100 vulcões no fundo da Antártida. Para eles entrarem em erupção ou se tornarem ativos décadas atrás era praticamente impossível, devido às condições polares que enfrentavam em suas vidas diárias. No entanto, agora isso pode mudar.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Um estudo liderado por Allie Coonin, pesquisadora da Universidade Brown, encontra um fato factual sobre a dormência dos vulcões nos polos da Terra. Eles não são ativados porque as imensas massas de gelo exercem muita pressão sobre as placas de suas estruturas tectônicas.
Agora, devido ao derretimento do gelo provocado pelo aquecimento global, essa pressão diminui e dá lugar à atividade vulcânica na Antártica.
Simulações alarmantes: é preciso tomar medidas agora
Pesquisadores da referida casa de estudos realizaram cerca de 4.000 simulações digitais. Eles analisaram como a perda de massas de gelo na Antártida pode afetar os vulcões. Eles descobriram que quando a pressão diminui, o líquido incandescente se expande e dá lugar às câmaras de magma para que o vulcão se torne ativo.
Quando poderemos ver um vulcão entrar em erupção na Antártida? É um processo lento para a nossa escala de tempo, mas rápido para a escala do Universo. Em apenas centenas de anos poderemos ter um fenômeno que seria devastador para a vida no mundo.
“O calor adicional associado a estas erupções desencadeadas pelo derretimento não é atualmente contabilizado nos modelos da camada de gelo da Antártida Ocidental, apesar do seu potencial para perturbar o equilíbrio da massa superficial e a taxa de deslizamento de uma camada de gelo já criticamente vulnerável.” “Coonin disse, de acordo com uma análise da Wired.