Ciência e Tecnologia

Paleontólogos chineses encontram 400 pegadas de dinossauros com mais de 120 milhões de anos

Esta descoberta demonstra a diversidade de espécies de dinossauros na China e revela informações sobre as suas formas de vida

Huella de dinosaurio - imagen de archivo (Pixabay)
Pegada de dinossauro - imagem de arquivo (Pixabay)

O vasto terreno que hoje conhecemos como China também foi o lar de dinossauros há centenas de milhões de anos em nosso planeta. Paleontólogos de uma instituição científica de renome encontraram cerca de 400 pegadas destas espécies de animais gigantes, o que revela informações sobre as espécies que habitaram esta região e a forma como viviam.

ANÚNCIO

Segundo El Cronista, a descoberta das pegadas ocorreu na província de Yunnan, região localizada no sudoeste da China. Nenhuma pegada de dinossauro datada do Cretáceo Inferior foi encontrada, razão pela qual é considerada uma descoberta sem precedentes.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O que mais surpreende os paleontólogos que analisaram as pegadas é a diversidade de espécies que coexistiam nesta região. Dos restos encontrados, identificaram pelo menos três espécies: Saurópodes (herbívoros de pescoço longo); Terópodes (carnívoros bípedes, rápidos e letais); e Ornitísquios Quadrúpedes (uma espécie não registrada que seu grupo continua investigando).

Wang Tao, diretor do Centro de Pesquisa e Proteção de Fósseis de Dinossauros da cidade de Lufeng, explica que além da diversidade selvagem de dinossauros, o facto de as pegadas terem sido detectadas nesta área está relacionado com a rica biodiversidade.

Supostamente existiam árvores para herbívoros e as pegadas coincidem com uma área onde naquela época existia um lago, que servia de fonte de hidratação para a espécie.

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Bill Gates garante que tatuagens eletrônicas são a tecnologia que substituirá os celulares

A pirâmide mais antiga do mundo pode não ter sido feita por humanos

“As pegadas fornecem uma janela inestimável para a compreensão da vida dos dinossauros durante esta época, bem como oferecem informações cruciais sobre a diversidade e o comportamento destes animais pré-históricos”, disseram os autores do estudo.

Las huellas de dinosaurios se conservaron en depósitos de llanuras aluviales de la cuenca del Sousa, en Brasil. | Foto: Ismar de Souza Carvalho
Pegadas de dinossauros que se conservaram em depósitos aluviais, no Brasil. | Foto: Ismar de Souza Carvalho

Dinossauros na província de Yunnan

Especialistas na área identificam uma área na província de Yunnan, que chamam de “montanha dos dinossauros”, localizada na cidade de Konglongshan.

Esta área é conhecida pelo número de fósseis de dinossauros encontrados há quase um século. É um sítio pré-histórico, mas nunca foram encontrados vestígios de pegadas de dinossauros desde o início do período Cretáceo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias