OpenAI, ChatGPT e inteligência artificial têm sido protagonistas no mundo digital, depois que a empresa de Sam Altman lançou a função de imagens na versão GPT-4o. Milhões de usuários criaram ilustrações no estilo Studio Ghibli, que inundaram o tráfego nas redes sociais.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Este tipo de práticas têm consequências negativas, que nada têm a ver com a repercussão jurídica do Studio Ghibli, para simples utilizadores de redes sociais. As retaliações vêm das informações que são compartilhadas com a inteligência artificial.
É por isso que reunimos uma lista de cinco coisas, dados ou informações que você nunca deve compartilhar com a IA, para cuidar e proteger sua segurança digital. Um dos itens, que vamos começar, é aquele que tem muito a ver com esse movimento estilo Studio Ghibli, que está em alta no X desde meados da semana passada.
Nunca compartilhe essas informações com a IA
Imagens onde seu rosto aparece: Sabemos que é divertido postar a foto das suas férias, no melhor estilo do anime de Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli. Mas quando você faz isso com imagens pessoais, você compartilha seus dados biométricos com a IA.
- Dados pessoais: Uma revisão da Bio Bio ecoa uma reportagem da jornalista Nicole Nguyen (The Wall Street Journal), em que a especialista no mundo digital alerta sobre como a IA aprende com cada usuário, muito mais do que aprendemos com ela. Portanto, é recomendado não compartilhar informações pessoais como número de documento ou data de nascimento. Também não deve inserir endereços ou rotas habituais, pois nunca se sabe quando a vulnerabilidade dos seus dispositivos está em perigo.
- Resultados médicos: Não é recomendado colocar esse tipo de informação no ChatGPT, pois não serve como um médico que dá um diagnóstico real e suas informações pessoais também podem ser vazadas.
- Dados bancários: ChatGPT não possui os mesmos escudos de um aplicativo ou site bancário. Portanto, se você inserir uma chave ou senha, ninguém garante que as informações não podem ser hackeadas.
- Informações corporativas: Cuidado com o que você pede ao ChatGPT para seu trabalho. Se você compartilhar informações confidenciais para obter métricas ou escrever um e-mail, poderá colocar em risco a segurança da empresa onde trabalha.
LEIA TAMBÉM:
Office tem problema que será “resolvido” pelo Windows ao ligar o PC
Por que a IA poderia beneficiar os criadores de anime?
Postagens dos influenciadores funcionam para fazer você comprar coisas? Pesquisa diz que sim