Que ações de comunicação são desenvolvidas para dar visibilidade ao Canadá?
O Canadá é hoje o principal destino de estudantes brasileiros no exterior. Além de oferecer opções educacionais de altíssima qualidade, as instituições canadenses têm vindo ao Brasil para participar de feiras e eventos e estabelecer parcerias estratégicas com instituições de ensino, universidades, centros de pesquisa e até com o governo. Este ano, veremos uma presença maior do Canadá na mídia de maneira geral, aproveitando dois grandes eventos internacionais que serão realizados no país: os jogos pan-americanos e a Copa do Mundo FIFA de futebol feminino.
E a divulgação do Brasil no Canadá?
O Canadá vê o Brasil de uma maneira pouco aprofundada, identificando o país como exportador de matérias primas e commodities. Não conhece o potencial de muitos setores que apresentam sofisticação de processos produtivos, alta tecnologia e produtos diferenciados e de maior valor agregado. Esta situação deve-se principalmente à falta de um trabalho consistente de marketing para promover melhor a marca “Brasil” de maneira geral e ou produtos em nichos de mercado específicos no país. Um bom exemplo é o do café brasileiro. O Brasil exporta para o Canadá um grande volume de café verde, do tipo commodity. Mesmo assim a CCBC identificou o interesse do canadense em buscar produtos mais sofisticados e levou uma delegação de empresários brasileiros aptos a fornecerem um café de maior valor agregado. Após eventos de degustação e rodadas de negócios, foi aberto um caminho nunca antes explorado ejá há empresas vendendo cafés superiores para o país.
Foi criada uma nova identidade visual da CCBC. Qual o objetivo dessa iniciativa?
A CCBC é uma instituição com mais de 40 anos e neste momento achamos importante reavaliar nossa visão de futuro, estratégias, produtos e serviços – adaptando-os às necessidades e características dos novos tempos. A nova identidade visual – criada pela Pande Design – contribuirá para materializar esta nova visão, reforçando a imagem de uma instituição mais segura, moderna e responsável por identificar oportunidades e construir caminhos sólidos e seguros entre os dois países.
João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã.