Colunistas

Ministros do TCU avaliam destituição de Cedraz

claudio-humberto colunistaOs ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) estão cada vez mais convencidos de que o presidente, Aroldo Cedraz, perde a cada dia a legitimidade para ficar na presidência da corte que zela pela correta aplicação do dinheiro público. Indagado sobre a possibilidade de renúncia de Cedraz, um dos mais destacados ministros ironizou: “Se a crise aumentar, talvez sejamos obrigados a renunciá-lo…”

ANÚNCIO

Juras de inocência

Após alguma resistência, Aroldo Cedraz se reuniu com os ministros, informalmente, e jurou que nada tem com os negócios do filho, Tiago.

Não convenceu

Segundo relato de ministros, Aroldo Cedraz não teria sido “muito convincente” ao negar envolvimento. A renúncia não está descartada.

Tráfico de influência

A Polícia Federal investiga suspeita de tráfico de influência de Tiago Cedraz, apesar de não atuar diretamente em processos no TCU.

ANÚNCIO

Denúncia devastadora

Tiago Cedraz foi citado em outras investigações da PF, mas a delação do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, foi a mais devastadora.

Impeachment une tucanos e peemedebistas

A comunidade política evita adotar a todo custo o discurso de apoio aberto ao impeachment de Dilma. Mas, nos bastidores, especialmente após o rompimento de Eduardo Cunha com o governo, a situação é outra: tucanos e peemedebistas decidiram aguardar as manifestações marcadas para 16 de agosto. Caso a adesão e o impacto dos protestos sejam expressivos, a cúpula dos dois partidos avalia que a solução para a crise política e institucional brasileira será a cassação de Dilma.

Olho do dono

Um dos mais interessados no assunto, Lula acompanha com atenção a movimentação, que poderá ser decisiva para o futuro de Dilma.

Padrinho ressentido

Interlocutores de Lula insistem com aliados que a melhor estratégia para o PT, de olho em 2018, seria saída antecipada de Dilma.

Tô fora

O vice-presidente Michel Temer pediu a aliados para não associá-lo à movimentação, o que acabaria deslegitimando seu eventual governo.

Quem avisa…

Petistas ouvem do ex-presidente Lula para “não baixar a guarda”, principalmente após última fase da Lava Jato, que cumpriu mandados contra políticos. Lula também avisa: “Vem chumbo grosso pela frente”.

Fiel escudeiro

Em tempos difíceis de achar aliados, a presidente Dilma conta com ao menos um: o governador Luiz Fernando Pezão (RJ). Pezão puxa a turma do “deixa disso” quando se fala em impeachment no PMDB.

Dependência de emendas

Passado mais de um mês desde que começou coletar assinaturas para a PEC que estabelece o repasse automático de emendas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) não conseguiu uma única assinatura das 171 necessárias.

Infidelidade religiosa

Pensando nas eleições de 2018, o evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ) mudou de igreja. Trocou a Sara Nossa Terra pela Assembleia de Deus. A ideia é se aproximar ainda mais dos votos conservadores.

Juntas na crise

É notável o inferno político das presidentes do continente: o declínio de Cristina Kirchner coincide com o de Dilma Rousseff, e a chilena Michele Bachelet continua ladeira abaixo nas pesquisas de avaliação.

Adeus de Graça

A Petrobras não soube responder o que faz da vida a ex-presidente da estatal Graça Foster, que era funcionária de carreira da empresa. Após sua saída da presidência, em meio ao Petrolão, ela se aposentou.

Conciliação

Dilma e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conversaram, sem confrontos, na última terça-feira. Na avaliação do Palácio do Planalto, Renan não é mais o pior inimigo da presidente: a “ameaça Eduardo Cunha” melhorou, e muito, a relação dos dois.

Dilma sangra

A cúpula do PT teve acesso a pesquisas que mostram o contínuo “sangramento” da popularidade da presidente Dilma. O recorde de baixa aprovação (9%) não é o pior: ela continua em descendência.

Pensando bem…

… se o inquérito é bom, o réu é Brahma.

 

Com Gabriel Garcia, Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos  

www.diariodopoder.com.br

Captura de Tela 2015-07-19 às 19.37.39 Captura de Tela 2015-07-19 às 19.37.45

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias