As marcas sabem que os food trucks se tornaram um ponto de contato relevante com os consumidores. Coloridos e modernos, os caminhões oferecem comidas bem variadas: massas, coxinhas, brigadeiros e até comidas regionais típicas. Maria Eugênia Rocha, diretora de marketing da Friboi, conversa com a coluna.
ANÚNCIO
Qual a importância dos trucks para as marcas?
Os trucks são um canal direto e eficiente de comunicação com os consumidores. Para a Friboi, o desenvolvimento da plataforma Food Trucks de Confiança Friboi tem dois objetivos principais: se aproximar do consumidor que come na rua e do pequeno empreendedor, donos de Trucks, que é um parceiro de negócios que queremos fidelizar.
Como é essa aproximação com o consumidor?
O consumidor ganha a segurança para comer na rua e essa relação de confiança enriquece a experiência gastronômica. Com a nova plataforma, a Friboi garante que os trucks que possuem o selo “Aqui Tem Confiança” utilizam carne com garantia de origem e rigoroso controle de qualidade. O selo significa que se pode confiar no que está consumindo.
A tendência é que os trucks ganhem mais espaço na gastronomia?
Food Truck é uma tendência que, com certeza, veio para ficar. Faz parte do estilo de vida atual das pessoas e também é uma maneira de incentivo ao empreendedorismo. Muitos consumidores passaram a buscar os trucks para ter acesso a alimentos mais sofisticados com preços acessíveis.
Que ações já foram feitas?
Em agosto, a Friboi realizou, na sede da JBS, um Menu Degustação para apresentar oficialmente esta nova plataforma, que visa criar uma cadeia de confiança entre todos os envolvidos. Na ocasião, também apresentamos o chef Guga Rocha como embaixador e levamos cinco trucks parceiros para servirem suas iguarias, todas preparadas com nossa carne. O objetivo do Food Trucks de Confiança é apontar os melhores Foods Trucks do País aos consumidores, garantir qualidade e maior produtividade para esse mercado em ascensão. Por meio dele, a marca identifica trucks diferenciados, dá suporte com produtos (carne in natura ou prontas para consumo) e gestão de comunicação aos pequenos empreendedores. Teremos outros eventos proprietários, no mesmo formato que fizemos aqui em nossa sede, mas que poderão circular por outros locais da cidade. Um exemplo são nossos clientes supermercadistas, podemos levar os trucks nos supermercados para ações promocionais.
João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã