O diretor de Marketing da Mitsubishi Motors do Brasil, Fernando Julianelli, cravou seu nome na lista da 10ª edição do prêmio “Internationalists of the Year 2014”, da organização The Internationalist. Anualmente são nomeados 37 profissionais considerados líderes inspiradores que representam várias indústrias, de diferentes países, no processo de marketing. Julianelli agora está indicado ao prêmio Caboré, considerado o “Oscar” da propaganda brasileira, e conversa com a coluna sobre a indústria automotiva e o bom momento da carreira.
ANÚNCIO
Como fazer a diferença no setor automotivo?
Acredito que o principal ponto é você seguir sua estrada. Os seus objetivos e suas crenças não devem ser contaminados por momentos difíceis do mercado e alguma promoção louca de concorrentes. Óbvio que não podemos ignorar as ações da concorrência, mas vejo muitas marcas se perdendo no barulho dos outros.
Que ações da marca tiveram destaque?
Foi um ano de muitos desafios e realizações bem interessantes. A marca inovou e lançou um canal direto de atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Fomos os primeiros do segmento a veicular o formato de Instagram Ads no Brasil. Também a primeira marca do segmento a veicular e entender o potencial do formato de Facebook Mobile Leads e uma das pioneiras a conversar e enviar conteúdo exclusivo via DM no instagram. Apoiamos o surfista Gabriel Medina e fomos a primeira marca a acreditar e apoiar a difusão do esporte Futebol Americano no Brasil. Esse ano a Mitsubishi foi premiada com um Leão de Bronze no mais importante e respeitado Festival de Publicidade do mundo, o Festival de Cannes.
O fato de colocarmos campanhas 100% planejadas, criadas e produzidas no Brasil com uma criatividade e irreverência singular. Além disso, hoje todos falam em conteúdo, mas nós fazemos isso há mais de 20 anos com nossos ralis, revista e também no digital. Construímos parcerias com nossa cadeia produtiva (veículos, agências, produtoras, etc) de forma não predatória.
ANÚNCIO
Por que merece os votos no prêmio?
Bom, são 18 anos de carreira na publicidade. Passei por agências como Loducca, Leo Burnett, Neogama BBH e África. Fui 10 anos empresário na aérea de marketing esportivo e live marketing e quando vendi as ações da minha agência (ReUnion Sports) há 4 anos ao grupo ABC, aceitei o desafio de tocar o marketing da Mitsubishi Motors. Conheço todos os lados da mesa e sei o real valor de cada um deles.
João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã