Ocorrem com maior frequência entre os 40 e 50 anos e incidem de três a nove vezes mais em mulheres da raça negra.
Não existe registro da enfermidade antes da primeira menstruação.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas que levam à suspeita de um mioma uterino são: aumento do tamanho do abdômen, aumento do fluxo menstrual, desconforto urinário, infertilidade e sangramento vaginal. Pode haver também dor ao urinar e durante as relações sexuais.
A realização de exames periódicos e a consulta frequente a um médico ginecologista são medidas que auxiliam muito no diagnóstico, na prevenção e no tratamento. A prática de exercícios físicos ajuda a diminuir a quantidade de estrógeno no corpo humano. Consequentemente, a possibilidade de surgimento de um mioma fica reduzida. Controlar o peso e manter uma alimentação saudável também são fatores que influem nesta prevenção, assim como não fumar e consumir bebidas alcoólicas moderadamente.
Tratamento
A forma de tratamento adequada vai depender do tamanho, da localização e da intensidade do mioma. Quando o mioma não apresenta sintomas, raramente é indicado algum tratamento, pois é possível que ele diminua de tamanho com a chegada da menopausa. Fique bem, cuide-se bem.