Quem de nós já não sofreu com dores musculares após realização de atividades físicas?
ANÚNCIO
Nossos músculos, quando expostos a atividades físicas não habituais, podem se ressentir deste abuso e doer.
A dor costuma aparecer após um intervalo de tempo entre 24 e 72 horas após esta atividade, não surgindo durante ou ao término desta.
Queixas de dor e rigidez ao acordar no dia seguinte são extremamente comuns.
A dor muscular do dia seguinte é o termo que utilizamos ao traduzir da língua estrangeira este sintoma – DOMS (delayed onset muscles soreness). O primeiro a se interessar por este problema foi o médico e cientista americano Theodore Hough, que em 1902 o descreveu: são fundamentalmente o resultado de rupturas dentro das fibras musculares.
São de fato microlesões das fibrilas musculares que ao acontecerem estimulam os receptores dolorosos locais e desencadeiam processo inflamatório responsável por esta dor e fadiga tardia.
O sintoma é tardio justamente pelo processo de inflamação, que demora para se desenvolver.
ANÚNCIO
A dor pode durar até uma semana em casos de maior exposição ao exercício e por vezes febres baixas podem acontecer.
Estes sintomas podem ser provocados por qualquer exercício físico não habitual, porém são as contrações musculares ditas excêntricas, onde o músculo contrai resistindo a seu alongamento, as mais implicadas neste problema.
A prevenção deste quadro se faz com atividades físicas iniciadas de forma gradativa.
Exercícios musculares excêntricos devem ser intercalados com exercícios concêntricos (com encurtamento da fibra muscular) e isométricos (contrações sem movimento) que sobrecarregam as fibras musculares de forma mais amena.
Normalmente, não há necessidade de medicação para estes sintomas. Deve-se evitar as atividades físicas enquanto a dor estiver presente e intensa.
Felizmente, a resolução dessas dores se dá com o passar de poucos dias e de forma completa, sem qualquer tratamento instituído. Raros casos de complicação são descritos na literatura.
Ortopedista, membro da Soc. Bras. de Ortopedia e Traumatologia, da Soc. Bras. de Cirurgia de Joelho, da Soc. Intern. de Artroscopia e Cirurgia do Esporte, Ex-Fellow em Cirurgia do Esporte, na Clinique Paul Santy , em Lyon, França.