As esmeraldas, as praias de Cartagena e Shakira continuam sendo os cartões postais da Colômbia. Mas a situação econômica melhor que a de seus vizinhos e a trégua na guerrilha do tráfico colocam a Colômbia como um polo de novos negócios.
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A capital Bogotá, com 8 milhões de habitantes, se prepara através da Câmera de Comércio para ser um hub da América Latina com o resto do mundo e para rivalizar com Medellín.
Hoje capital da moda no pais, Medellín organiza a mais importante feira de tecidos do continente, Colômbia Moda.
Bogotá Fashion Week
Passei a última semana participando da terceira edição da Bogotá Fashion Week, que mostra as criações de marcas jovens e consagradas do país. Além de desfiles, o evento teve três dias de rodada de negócios e palestras, entre elas a minha, sobre o futuro da moda.
Mais de 300 estudantes e estilistas participaram e também os diretores do SENA (Serviço Nacional de Aprendizado) que está equipando suas escolas com os mais modernos computadores, máquinas e… robôs.
Em uma visita à unidade de moda do SENA fiquei impressionada com os laboratórios moderníssimos – raro ver algo assim nas escolas brasileiras. Através da inovação, sustentabilidade e tecnologia, a Colômbia se prepara para deixar um passado da ditadura do tráfico para entrar em um futuro de sucesso.