Muitos criticam o Supremo Tribunal Federal pela saída de José Dirceu da prisão, mas o caso não teria chegado à sua Segunda Turma se o recurso contra a condenação do ex-ministro tivessem sido julgados no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de Porto Alegre. Até agora, dos 18 recursos na Lava Jato, o TRF-4 julgou quatro no ano passado e promete outros nove este ano. Condenados em 2ª instância vão para a cadeia, segundo decisão do STF em fevereiro de 2016.
Cerveró se deu mal
O TRF-4 julgou recurso de Nestor Cerveró, ex-Petrobras, mas ele se deu mal: a sentença de 12 anos de Sérgio Moro cresceu para 27.
Baiano se estrepou
Fernando Baiano, operador do PMDB, recorreu ao TRF-4 contra sua condenação a 16 anos de prisão e também se deu mal: passou a 26.
Balanço total
De acordo com o balanço do TRF-4, lá foram impetradas 651 ações relacionadas à Lava Jato, sendo 419 delas habeas corpus.
Consequências
A lei permite ao condenado em 1ª instância, caso de José Dirceu, a recorrer em liberdade à 2ª instância, que é o Tribunal Regional Federal.
CPI quer presidente do Incra e MP investigados
Em seu parecer, que será votado na próxima semana, o relator da CPI da Funai/Incra, deputado Nilson Leitão (PSDB-MS), pedirá ao Ministério Público Federal que investigue as condutas de diversos agentes públicos por crimes de improbidade e tráfico de influência. Entre os alvos estão a ex-presidente do Incra Maria Lúcia Falcon, além de outros servidores do órgão e até mesmo procuradores federais.
Ouviu mal
O relator da CPI, Nilson Leitão pede o indiciamento de Gercino José da Silva Filho, ex-Ouvidor Agrário Nacional do governo petista.
Apoio a ilegalidades
O ex-Ouvidor Agrário, diz o relator, atuou fora da Lei, usando meios oficiais para apoiar atos ilícitos de integrantes do MST.
Praga da improbidade
A CPI vê indícios improbidade nas regionais do Incra na Bahia, Ceará, DF, Maranhão, MS, Goiás, Paraná, RN, Sergipe e Tocantins.
Números da injustiça
De 2001 a 2015, quando foram gastos R$250 bilhões em bolsas-família com 30 milhões de brasileiros, o governo tirou R$1,3 trilhão do bolso do contribuinte para cobrir o déficit das aposentadorias do servidor público.
Santa degola
O vice da Associação dos Servidores (Anasps), Paulo Régis de Souza, ironizou o súbito apoio de presidente do INSS, Lenardo Gadelha, à reforma da Previdência. Ele tomou chá de sumiço na construção da reforma e viajou para Nova York, até Temer iniciar a degola dos infiéis.
Boa ideia não é
Tem político achando que sai ganhando, com o fim do foro privilegiado. Precisa saber que o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon renunciou para não ser interrogado por um juiz de 1ª instância.
Contumácia
A soltura de José Dirceu provocou indignação por sua contumácia nas artes e manhas da ladroagem. Condenado no mensalão, ele continuou a nadar de braçadas no submundo corrupto dos governos do PT.
Só um fantasma
Cristovam Buarque (PPS-DF) não entende por que o governo Temer se deixa envolver pelas “picuinhas paroquiais” do líder do PMDB: “Renan Calheiros é um fantasma, já não tem a força de antes no Senado”.
Como carrapato
O deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) vota contra as reformas, mas seu primo Israel Lessa, que indicou para chefiar a Delegacia do Trabalho (DRT-AL), não larga o osso. Até escapou da primeira lista da degola do presidente Michel Temer. Mas diz que sua indicação “é da bancada”.
Ainda na berlinda
Apesar da liminar que tirou o empresário Eike Batista da prisão, o mérito do caso ainda pode ser levado ao Supremo Tribunal Federal, para confirmar ou cassar a decisão.
Interpol no Brasil
Brasília sediará, de 23 a 25 deste mês, o 33º Congresso Internacional da Academia Brasileira de Ciência Forense, coma presença de policiais de várias partes do mundo. Vão discutir genética forense para orientação de políticas e procedimentos da Interpol relativas ao DNA.
Pensando bem…
…após contratar Bruno, o goleiro assassino, time do Boa Esporte deve estar de olho no petista José Dirceu, para a vaga de Diretor de Futebol.