Colunistas

Minas com a faca e o queijo na mão!

Não é exagero falar que a gastronomia mineira é trissecular. Duvida? Para se ter ideia da proporção de tal afirmação, o processo de preparo do queijo Minas Artesanal de leite cru é, praticamente, o mesmo desde o século XVII – graças ao conhecimento transmitido de gerações a gerações. E a preservação de todo o preparo e história ganharam destaque e reconhecimento do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A divulgação foi mundial e deu visibilidade a milhares de pequenos produtores de 600 municípios do Estado que há anos têm na produção de queijo a principal fonte de renda. Pensando em todo esse potencial, o Sistema Faemg e o Sebrae idealizaram o 1º Festival de Queijo Minas Artesanal, que será realizado entre 28 e 30 de julho, na Serraria Souza Pinto. 

Publicidad

O evento vai reunir produtores de regiões referências, além de chefs renomados que apresentarão pratos especiais em um festival gastronômico. Os produtores mineiros que foram premiados com uma medalha superouro, uma ouro, sete de prata e três de bronze, no Salão Internacional do Queijo 2017, em Tours, na França, onde concorreram com mais de 700 produtos de 20 países, também vão participar do Festival.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias