Olá pessoal, tudo bem? Antes de começar a falar da decisão da IndyCar, quero manifestar a minha total solidariedade para com milhões de pessoas que viveram – e vivem – momentos de angústia por causa do furacão Irma. Desde a sua passagem pelo Caribe até a sua entrada na Flórida, avançando pela costa oeste do estado e chegando na Georgia, Alabama e Mississippi, o Irma foi deixando um rastro de destruição e, infelizmente, mortes.
A boa notícia é que ele foi perdendo força e ontem já era o que eles chamam de tempestade tropical. Uma pena que tenha chegado com força máxima no Caribe e quase isso no sul da Flórida. Elevo minhas preces para aqueles que perderam suas vidas e para aqueles que terão de recomeçar do zero. Agradeço bastante as mensagens de preocupação que recebi durante a semana, mas graças a Deus minha família e eu estivemos o tempo todo em segurança.
Mas falando da decisão do campeonato, que acontece neste domingo em Sonoma, nós do Team Penske já iniciamos a preparação. Tivemos a oportunidade de treinar um pouco na semana passada e, agora, o negócio é ir com tudo para cima dos caras e conquistar esse título inédito na minha carreira.
Como vocês sabem, vamos chegar na Califórnia com a pontuação bem embolada e tendo seis pilotos com chances de faturar o título. Em termos práticos, porém, as maiores chances de conquistas estão nas mãos dos três primeiros, ou seja, o líder Josef Newgarden, o vice Scott Dixon e eu, que estou distante 22 pontos do meu companheiro de equipe. Como estarão em jogo, nessa rodada final, nada menos do que 104 pontos, vocês podem imaginar a quantidade enorme de variáveis que podem definir o título.
De minha parte, como já falei, tenho de pensar primeiro em ganhar essa corrida, que terá pontuação dobrada, para depois ver a questão do título. Então, essa é a estratégia nesse fim de semana em Sonoma, pista onde venci em 2008 (com pole) e fui 2º em 2007 e 2011. Localizada na região de San Francisco, trata-se de um misto permanente com subida e decida, trechos de alta e baixa e outras características que completam o cenário dessa decisão, que tem tudo para ser eletrizante.
As atividades de pista começarão já na quinta, quando haverá um teste aberto para todos os pilotos. A parte oficial começa na sexta, com duas sessões de treinos livres. A terceira será realizada no sábado, antes do Qualifying. A corrida, programada para 85 voltas, tem largada marcada para 19:30 no horário brasileiro, 15:30 em Sonoma, que está quatro horas atrás. Claro que tudo isso, no domingo, os fãs poderão ver ao vivo pelo Band Sports.
É isso aí, pessoal. Até a próxima semana, quando espero poder comemorar com vocês um ótimo resultado. Vamos que vamos!