A campanha mundial conhecida como Outubro Rosa acontece todos os anos no mês de outubro e visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.
Pílulas
Números
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele.
Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) comprovaram que, por ano, já são mais de 60 mil casos de câncer de mama no Brasil. Nos Estados Unidos, são diagnosticados mais de 200 mil novos casos em mulheres por ano, com 40 mil mortes. Embora o câncer de mama atinja, com maior frequência, pessoas do sexo feminino, a doença também pode afetar os homens. Já são mais de dois mil casos e cerca de 430 mortes por ano, de acordo com o National Cancer Institute.
Diagnóstico Precoce
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos. Fique bem, cuide-se bem!