A iniciativa de criar uma categoria de “filmes populares” no Oscar não foi bem recebida. A principal reclamação é de que a decisão não passou por todos os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo sido estabelecida por um comitê e depois aprovada pela diretoria, visando aumentar a audiência da premiação. A sugestão teria vindo da própria ABC, canal que exibe o Oscar nos EUA e pertence à Disney.
ANÚNCIO
Depois da primeira dose de comentários negativos, a Academia divulgou um comunicado esclarecendo que todos os filmes são elegíveis tanto para Melhor Filme, como para Filme Popular, podendo receber indicações nas duas modalidades, sem esclarecer os critérios da nova categoria.
O que torna um longa o Melhor Filme Popular? É uma questão de bilheteria? De gênero? O “popular” é inferior ao “filme de arte”? Ou a Academia só quer mesmo lucrar com o sucesso de “Mulher-Maravilha”, “Pantera Negra” e “Vingadores: Guerra Infinita” sem comprometer a sua “integridade artística”?
“O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” ainda é um dos maiores vencedores do Oscar: 11 estatuetas. Se a nova categoria existisse na época, o longa de Peter Jackson levaria 12? Ou deixaria de levar Melhor Filme e ficaria só com Filme Popular? É um prêmio que não faz muito sentido além do seu motivo descarado: a Academia quer levar os heróis para o Oscar, mas sem perder a sua postura de elite artística.